Energia Solar em Várzea Grande (MS): Como Funciona e Valores

energia solar em Várzea Grande

Quer saber como é possível e muito mais barato do que você pensa investir em um sistema de energia solar? Faça um teste no simulador de energia solar  da Blue Sol e tenha uma ideia sobre qual seria o seu investimento.

Com isso, você vai perceber que está muito mais perto do sistema fotovoltaico do que você imagina. Ou seja: você pode gerar a sua própria energia sim e de uma maneira bastante sustentável! 

É claro que para saber exatamente sobre os valores, você precisará de um orçamento de energia solar. Entretanto, para tirar dúvidas e conhecer mais sobre essa modalidade de energia, não deixe de conferir esse artigo!

Para mais informações sobre energia solar em Várzea Grande (MS), você também pode falar diretamente com um consultor!

Funcionamento da energia solar

Para o pleno entendimento do sistema fotovoltaico, suas vantagens e seus diferenciais, é importante saber exatamente como ele funciona. No tópico seguinte, você aprenderá quais partes compõem o sistema e o que cada uma delas faz de maneira detalhada.

Entretanto, de antemão, você terá uma ideia sobre os equipamentos a partir da compreensão de como funciona a energia solar. Vamos lá?

Bem, tudo se inicia no sistema através dos painéis solares, eles são os responsáveis pela geração de energia. A quantidade de suportes de painéis solares vai variar de acordo com a quantidade de painéis que a sua casa precisa. Tendo isso em mente, você pode se perguntar: “quantos painéis solares preciso para uma residência?” Como visto, apenas um orçamento de energia solar te responderá com exatidão. 

Após os painéis fazerem o próprio trabalho, é a vez do inversor trabalhar. A energia gerada pelos painéis passa pelo inversor, que converte o padrão de energia para o que é utilizado dentro de casa. Isso acontece, pois a energia gerada pelos painéis não é a mesma utilizada pelos eletrodomésticos e outros equipamentos.

Apenas após a ação do inversor é que a energia estará pronta para servir os eletrodomésticos e demais componentes que necessitam de energia em casa. 

Pensa que acabou? Existem mais alguns fatores importantes que você deve saber, bem como outros equipamentos para ajudar no processo, mas de maneira geral, realmente é tudo bem simples!

Um aspecto importante sobre a geração de energia solar é que o montante de energia gerada costuma ser maior do que o que é consumido. Assim, o excesso é injetado na rede distribuidora local, garantindo créditos energéticos para a residência.

Entenda mais abaixo.

Créditos energéticos: entenda mais!

Os créditos energéticos funcionam através de uma compensação garantida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Eles entram em cena, pois o processo de geração de energia descrito acima ocorre apenas durante o dia, quando há a captação de raios solares e geração de energia elétrica. 

Contudo, isso não quer dizer que você ficará sem energia durante à noite, fica por conta da distribuidora local, Energisa Mato Grosso, garantir energia para a sua casa durante esse período. 

Além disso, tenha calma! Isso também não quer dizer que você terá dois custos para sanar, pois os créditos energéticos gerados (o excesso colocado na concessionária de energia) serão subtraídos do valor que você terá que pagar pela energia utilizada durante à noite. 

Assim fica fácil entender porquê o gasto não será absurdo e a energia solar se manterá como um método extremamente barato.

Para entender melhor como funciona a energia solar, veja o vídeo:

Entenda os equipamentos do sistema fotovoltaico e as suas funções

Todos os componentes abaixo fazem com que o sistema seja um total sucesso! Vamos conhecê-los através de suas funções?

Geração de energia

Você já viu que o painel solar é o responsável pela geração de energia solar de todo o sistema. Então a função primordial do sistema fica por conta dele!

Os painéis solares costumam ter uma vida útil bem alta, pois precisam resistir ao calor do sol e a incidência direta dos raios solares. É válido dizer que é bastante comum ver as pessoas se referirem ao painel como placa solar.

Conversão do padrão energia

Apesar da geração, o painel solar em si não é suficiente para garantir a efetivação da energia de sua casa. Ou seja, de nada adianta ter a geração de energia solar se não houver um conversor para colocar tudo para funcionar devidamente. 

Por isso, o inversor precisa atuar na conversão do padrão de energia gerado pelos painéis para aquele com as características da sua casa. Em termos técnicos, ele altera o padrão de energia de corrente contínua para alternada!

Segurança do sistema

A caixa de junção (ou em inglês string box) é a grande responsável pela segurança de todo o seu investimento. É ela que entra em ação em casos de curtos elétricos, fazendo toda a proteção do sistema. É claro que isso não é algo recorrente, mas ao considerar o investimento em um sistema, é bom contar com um preparo adequado.

Conexão do sistema

Já com relação à conexão do sistema, é o cabeamento que fica responsável por isso. O cabeamento é, como o próprio nome diz, a parte de ligação de todo o sistema fotovoltaico. Assim, os fios, conectores e ligação elétrica consistem nessa parte do kit de energia.

Sustentação dos painéis solares

A sustentação dos painéis solares é feita através de um suporte. Esse suporte pode ser tanto uma estrutura com trilhos para colocar as placas no telhado ou ainda um equipamento com altura adequada para quando as placas precisarem ser colocadas no solo.

Benefícios de ter energia solar em sua casa

Economia na certa!

Um sistema fotovoltaico pode gerar uma economia de até 95% na conta de energia de quem instala.  A energia solar também não sofre inflações e por isso, quem tem o sistema fotovoltaico, fica protegido de oscilações nos valores das bandeiras de energia.

Além disso, na maioria dos casos são necessários apenas 3 anos com energia solar para compensar o valor investido na hora de instalar a estrutura e os equipamentos. 

O que são 3 anos comparados a toda uma vida pagando alto por energia elétrica? Pense sobre isso, faça um orçamento, avalie as possibilidades e no final das contas você verá como vale a pena dar início ao seu financiamento de energia solar

Sustentabilidade

Energia limpa, geração diária e sem a dependência integral da distribuidora de energia: é assim que funciona a energia solar. Um sistema fotovoltaico opera através de uma das fontes de energias renováveis disponíveis no mercado: o sol! O melhor de tudo é que ele está sempre lá e há geração de energia mesmo em dias nublados! Ou seja, sua energia é limpa e garantida! Que tal?

A aquisição de um sistema de energia solar equivale a diversas árvores plantadas, quilogramas de CO² reduzidos e muito mais!

O kit de energia solar tem alta vida útil

Um dos motivos pelo qual o sistema fotovoltaico sai bem mais barato do que passar a vida pagando por energia direto da distribuidora é a qualidade de seus componentes.

Após a instalação do sistema de energia solar, você não precisa se preocupar com manutenções frequentes e troca de aparelhos. O kit de energia oferece uma das maiores vidas úteis do mercado!

São cerca de 15 anos ou mais de uso dos inversores fotovoltaicos enquanto as placas podem ultrapassar os 25 anos! Para isso, basta ter a orientação adequada para conseguir um equipamento de boa qualidade e com garantia de fabricação.

Clique aqui e simule quanto custa instalar energia solar e gerar sua energia

Passo a passo para ter energia solar em Várzea Grande?

Passo 1: Orçamento

Em primeiro lugar, solicite um orçamento junto à Blue Sol – empresa de energia solar referência no mercado nacional. Você pode fazer isso agora mesmo, clicando no botão abaixo!

O orçamento será feito com base no seu consumo elétrico e características do seu imóvel.

Com essas informações, a equipe técnica especializada irá calcular o projeto ideal que você precisa.

Passo 2: Projeto

Com a aprovação do orçamento, o próximo passo é a realização do seu projeto.

A equipe técnica da empresa irá até o local coletar as informações necessárias para o dimensionamento e instalação do sistema.

Além disso, outros pontos analisados são: o espaço disponível, condições do telhado para recebimento do painel solar e o local de instalação do inversor fotovoltaico.

Após a coleta de todas as informações, os engenheiros da empresa realizam o projeto do seu sistema que será entregue à distribuidora.

Passo 3: Instalação 

A terceira etapa é a mais rápida e se trata da instalação das placas e equipamentos do sistema de energia solar.

Com uma equipe de 3 instaladores, é possível realizar todo o processo em apenas 2 dias, a depender da complexidade do projeto.

Todos os equipamentos do sistema são instalados, conectados e testados.

Passo 4: Conexão

O último passo é conectar o sistema à rede elétrica para começar a sua economia com energia solar em Várzea Grande – MS!

A própria equipe da Energisa Mato Grosso fica responsável por essa etapa. Para isso, os técnicos da distribuidora de energia vão até o local realizar a vistoria da instalação. 

Com tudo de acordo com o projeto que foi aprovado, a equipe realiza a troca do relógio medidor pelo modelo bidirecional.

Lembrando que esse relógio mede tanto a energia que vem da rede quanto a energia injetada pelo seu sistema.

Por fim, são feitos os últimos testes para verificar se está tudo em ordem. Fácil, não?

Não perca mais tempo e faça esse grande investimento para a sua vida!

Clique aqui e simule quanto custa instalar energia solar e gerar sua energia