Energia Solar em Engenheiro Beltrão – PR: confira tudo o que você precisa saber!

Energia solar Engenheiro Beltrão

Se alguém te dissesse que a sua casa pode ter autonomia na geração de energia elétrica, oferecendo a você uma economia de até 95% na conta de luz com a energia solar, você acreditaria?

Bem, muitas pessoas não sabem, mas os kits fotovoltaicos já são uma realidade em Engenheiro Beltrão – PR com os sistemas fotovoltaicos da Blue Sol!

O melhor de tudo, é que não é necessário ter uma empresa – como muitas pessoas pensam – para conseguir investir em um sistema como esse. Na realidade, está cada vez mais fácil produzir a própria energia e se libertar dos altos valores que derivam da conta de energia.

Neste artigo, nós da Blue Sol, que é uma empresa com mais de 12 anos no mercado de Energia Solar, falaremos mais sobre como funciona a energia solar e como é possível que você tenha um sistema na sua casa!

Não perca essas informações! Continue a leitura desse conteúdo e fique por dentro.

Ah,  e para saber mais detalhes sobre como seria um sistema de energia solar na sua residência, realize agora mesmo um orçamento clicando no botão abaixo:

Saiba como a energia solar funciona em Engenheiro Beltrão

Não há segredos, ok? O funcionamento da energia solar é super completo, mas é extremamente simples. Além disso, por mais que algumas cidades e locais recebam mais raios solares que outros, é possível gerar a própria energia e tudo funciona da mesma maneira. 

Por isso, se a conta de energia tem pesado no seu bolso, saiba logo como o sistema de geração de energia solar funciona e mude de vida. Veja abaixo como ocorre a tecnologia que utiliza uma das principais fontes de energia renovável:

Funcionamento da energia solar

Basicamente, o processo de geração ocorre graças a presença dos painéis solares e inversores de energia. Mais adiante, você poderá conhecer cada um dos componentes do sistema fotovoltaico, mas se familiarizar com esses 2 equipamentos é primordial para entender como tudo ocorre.

Acontece que os painéis solares (que são as placas que em boa parte das vezes ficam em cima dos telhados) são responsáveis pela captação dos raios solares e transformação da energia solar.

Entretanto, a energia gerada não pode ser utilizada diretamente pelos eletrodomésticos e cômodos, sendo necessária uma alteração no padrão de energia da corrente para que tudo funcione adequadamente. Aí é que entra o inversor fotovoltaico e logo em seguida, tudo pode ser ligado em casa!

A quantidade de painéis utilizados no sistema residencial varia de acordo com o projeto, por isso tudo é personalizado e feito especialmente para cada residência.

Abaixo é possível ver um vídeo sobre o funcionamento e ver de maneira ilustrada tudo o que falamos brevemente aqui.

Créditos energéticos

No vídeo, você deve ter visto algo sobre “créditos energéticos”, mas provavelmente você não sabe o que eles são. Por isso, explicamos:

Os créditos energéticos surgiram em 2012 com a Resolução Normativa 482 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). De acordo com essa RN, o proprietário de um sistema gerador de energia poderá ter débitos ou créditos na distribuidora de energia.

O débito se trata de toda energia da distribuidora que é consumida pela sua residência. Já os créditos são toda energia excedente que é injetada na rede da distribuidora.

Entenda: o seu sistema fotovoltaico será projetado para atender toda a sua demanda residencial, mas além disso, é provável que haja energia produzida em excesso.

Essa energia é então enviada para a concessionária de energia da cidade e será então contabilizada para ser abatida ao final do mês do valor que precisa ser pago para a rede devido ao uso da energia durante à noite. 

No período noturno não há geração de energia solar, pois não há sol e por isso é necessário utilizar energia da rede. Só que como sempre há produção e em geral há excesso de energia, a compensação contribui para que a economia ainda seja garantida ao final do mês!

Na realidade, é dessa maneira que é possível fazer até 95% de economia com um sistema fotovoltaico!

Conheça todo o equipamento do sistema fotovoltaico

Os painéis solares e os inversores você já sabe o que fazem, mas ainda há muito o que conhecer sobre os equipamentos que serão instalados em sua casa. Por isso, separamos de maneira detalhada a função de cada um deles.

Painel solar

Também conhecidos como placas solares, os painéis solares são os equipamentos que geralmente ficam nos telhados das propriedades, mas eles também podem ficar bem posicionados no solo. Isso vai depender do projeto, pois os técnicos irão avaliar onde mais incide e onde os painéis ficarão melhor posicionados.

Inversor solar

Você também já conheceu o inversor solar, mas apenas para que você conheça os termos técnicos, a conversão que ele faz é do padrão de energia de corrente contínua para a corrente alternada. 

Desse modo, os eletrônicos e eletrodomésticos podem funcionar adequadamente! Além disso, o inversor faz a contabilização dos créditos energéticos, então a sua relevância é muito grande!

String Box ou Caixa de Junção

Um sistema completo como esse requer proteção, não é mesmo? É por isso que a caixa de junção existe! Ela faz parte dos mecanismos de segurança do seu sistema fotovoltaico e vai garantir que em casos de curtos circuitos, sobretensão ou de algum outro dano, o seu sistema esteja protegido.

É válido dizer que essas situações não são nenhum pouco frequentes, ok?

A String box é apenas uma barreira para que o impacto energético não prejudique os demais equipamentos, mas que é totalmente preventiva!

Acessórios

Além dos componentes citados, para a instalação de energia solar ainda são necessários acessórios: cabos para conexão, suportes para apoiar as placas solares, trilhos e peças de fixação.

Saiba porque você deve investir em um sistema fotovoltaico

Agora que você já conhece o sistema, o seu funcionamento e também as partes que fazem tudo funcionar corretamente, vamos falar sobre as vantagens que você ganha ao investir na energia solar. Confira:

Rápido retorno de investimento

Sem dúvidas, uma das características que tem chamado mais atenção de quem investe na energia solar é o seu payback. Não há nada melhor do que investir em algo sabendo que o retorno é garantido, não é?

Então o que você diz de retorno garantido em tempo recorde? É que o retorno de investimento da energia solar pode ocorrer em menos 5 anos!

Pensando a longo prazo, a sua residência pode estar gerando energia de graça, por pelo menos, mais 20 anos! Isso quer dizer que você pode ter dinheiro de sobra para investir em muitos outros interesses! Basicamente, é o seu dinheiro podendo ser gasto com o que vale a pena ou com o que você desejar!

Simule agora um sistema para a sua propriedade em Engenheiro Beltrão – PR:

Clique aqui e simule quanto custa instalar energia solar e gerar sua energia

Imunidade energética

Já pensou como seria incrível ser imune às flutuações de cobrança da sua distribuidora de energia?

Nada de taxas sazonais, nem por impactos na produção de energia… Trata-se da liberdade em gerar a sua própria energia! As contas de energia caras podem ficar no passado, pois quem fornecerá eletricidade para a sua residência será, majoritariamente, o sol!  

Alta vida útil dos equipamentos 

Quando você investe em um sistema fotovoltaico com a Blue Sol, garantimos uma ótima experiência com a garantia de que você está fazendo a melhor escolha. Te assessoramos e damos suporte no que é necessário e ainda oferecemos equipamentos de qualidade para que você não precise se preocupar com revisões e manutenções frequentes!

Os componentes do kit fotovoltaico são desenvolvidos para resistir a condições do tempo, como a forte incidência solar, chuva, ventanias e outras condições climáticas.

Por isso, os equipamentos contam com uma longa vida útil. Então, por exemplo, painéis solares são eficientes em 100% do seu desempenho por, pelo menos, 25 anos!

Saiba como ter energia solar em Engenheiro Beltrão – PR

Chegamos ao final desse conteúdo e agora trazemos a informação que todos que concluem esse artigo desejam saber: como é possível ter um sistema fotovoltaico em casa? Contamos para você com um passo a passo:

1º: Realize um orçamento

A sua primeira ação deve ser realizar um orçamento com a Blue Sol e isso é super fácil, basta clicar no botão abaixo:

O nosso orçamento é personalizado e leva em consideração as características da sua localidade, imóvel e nível de consumo elétrico.

Com essas informações, os nossos especialistas poderão avaliar a viabilidade técnica, viabilidade financeira e potencial de economia.

2º passo: Criação do projeto

O orçamento foi atraente para você? Então podemos partir para a próxima etapa: criação do projeto!

Nessa fase, os nossos técnicos farão uma visita a sua casa para coletar informações mais específicas para planejar o projeto ideal para a sua residência.

O projeto precisa ser fiel às condições da residência, pois o mesmo deve ser enviado para que a concessionária de energia da cidade analise e aprove.

3º passo: Instalação 

Após a aprovação da distribuidora e toda a papelada resolvida, é chegada a hora mais esperada: a instalação do kit!

No dia combinado, a nossa equipe especializada comparecerá à sua residência com todos os equipamentos necessários para a correta instalação.

4º passo: Conexão

Por fim, os técnicos da distribuidora devem realizar uma vistoria para conferir se a instalação está em conformidade com o projeto.

Se sim, a sua residência receberá um relógio bidirecional para contabilizar os créditos energéticos e poderá finalmente ser conectado à rede geral de energia.

Pronto! 

Agora você já estará gerando energia limpa e barata na sua residência! O que você está esperando para fazer o financiamento de energia solar?

Faça agora mesmo uma simulação para saber quanto custa instalar energia solar em sua cidade e mude de vida!

Clique aqui e simule quanto custa instalar energia solar e gerar sua energia