Energia Solar Fotovoltaica Vantagens e Desvantagens: Saiba Tudo Antes de Investir

energia solar fotovoltaica vantagens e desvantagens

A energia solar fotovoltaica tem suas vantagens na redução e imunidade que proporciona nas contas de luz, sua longa vida útil, baixa manutenção, rápido retorno do investimento, modularidade, adaptabilidade e sustentabilidade. Suas desvantagens estão no custo, geração intermitente, dependência da rede e mudança estética do imóvel. Veja os detalhes.

Até pouco tempo atrás, utilizar a luz do sol para gerar a própria energia era algo desconhecido pela maioria dos brasileiros.

Então, em 2012, com a promulgação das regras da geração distribuída, a instalação de sistemas fotovoltaicos começou a crescer cada vez mais forte no país.

Hoje, centenas de milhares de consumidores já fazem uso dessa tecnologia para escapar do alto preço da energia, seja em casas, empresas, agronegócios ou qualquer outro tipo de estabelecimento.

Você pode saber agora mesmo o quanto pode economizar com energia solar fotovoltaica, só clicar no botão abaixo:

Porém, muitos ainda desconhecem a energia solar fotovoltaica, suas vantagens e desvantagens.

São essas informações que você confere neste artigo, veja abaixo 👇

Vantagens da energia solar fotovoltaica

Sem dúvida, as vantagens da energia solar superam muito as suas desvantagens e seria possível enumerar dezenas delas.

No entanto, falarei aqui sobre as 7 principais. Confira: 

Redução na conta de luz

A principal vantagem da energia solar fotovoltaica é a redução de até 95% que ela proporciona na conta de luz.

Isso porque um sistema fotovoltaico conectado à rede (On-Grid) pode ser projetado para gerar toda a energia consumida em uma casa, empresa, fazenda, etc.

Durante o dia, o sistema gera a energia que é consumida diretamente no imóvel e uma quantidade excedente que é injetada na rede elétrica e convertida em créditos energéticos pela distribuidora.

Em períodos de baixa luminosidade ou durante a noite, o sistema puxa da rede a energia necessária para atender o imóvel.

No final do mês, a distribuidora automaticamente utiliza os créditos gerados para abater a energia que você consumiu da sua rede.

Assim, você deixa de pagar pela energia que utilizou da rede e continua pagando somente a taxa de disponibilidade, a chamada taxa mínima de luz.

Esse sistema de créditos energéticos foi criado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) em 2012, marcando o início da geração distribuída no Brasil. 

Confira como funciona essa troca de energia entre sistema e rede elétrica na rápida animação abaixo:

Imunidade energética

Da mesma forma que um sistema fotovoltaico lhe traz a independência do consumo de energia da distribuidora, ele te garante imunidade contra os aumentos do preço dela.

Tanto a energia quantos os créditos energéticos produzidos pelo seu sistema não sofrem impactos pelo aumento da tarifa ou bandeiras tarifárias.

Pelo contrário, quanto mais o preço da energia sobe, mais economia você estará obtendo com o seu sistema.

Longa vida útil

A maior vantagem da energia solar fotovoltaica quando comparada a outras tecnologias de geração é a sua longa vida útil.

Pelo padrão adotado pelas fabricantes, podemos dizer que um painel solar dura, no mínimo, 25 anos.

No entanto, esse prazo pode ser ainda maior, como provam os casos reais de sistemas instalados em alguns países da Europa, onde a tecnologia começou a ser difundida no final da década 1990.

Além disso, a perda de eficiência das placas na conversão da luz em energia é extremamente baixa ao longo desse período.

Tanto que os melhores fabricantes garantem que seus módulos estarão com, pelo menos, 80% de eficiência ao final dos 25 anos. 

Baixa manutenção

E não pense que, para durar todos esses anos, você terá que arcar com diversas manutenções técnicas no seu sistema fotovoltaico.

Uma vez que não utilizam partes móveis, gerando energia por meio de um processo fotoelétrico e não mecânico, os sistemas necessitam de baixíssima manutenção.

O cuidado mais frequente é a limpeza do painel solar com água quando muito empoeirado, o que pode nem ser necessário se a sua região registrar bons índices de chuva.

Além disso, existe a manutenção anual da parte elétrica do sistema. 

Ela garante não só a longevidade do sistema, como também a segurança da instalação para você e o seu imóvel.

Rápido retorno do investimento

Um sistema fotovoltaico pode te trazer redução na conta de luz por mais de 25 anos, mas com a economia obtida nos 5 primeiros (ou até menos) já é possível atingir o seu payback.

Ou seja, o retorno do investimento em energia solar, que no Brasil é muito baixo.

Isso por conta da grande oferta de luz solar, altas tarifas de energia e sua constante inflação, fatores que colaboram para a rentabilidade do sistema e, consequentemente, a amortização do seu investimento.

Quer saber em quanto tempo você poderia ter o payback do seu sistema?

Pelo botão abaixo você pode acessar o simulador solar da Blue Sol, que em questão de segundos pode te mostrar:

  • Preço estimado do seu sistema;
  • Payback;
  • Quantidade de placas;
  • Entre outros.

Clique e saiba agora 👇

Modularidade e adaptabilidade

A geração de energia na tecnologia fotovoltaica é feita através das placas solares, chamadas tecnicamente de módulos fotovoltaicos.

Essa característica modular da tecnologia permite que ela seja aplicada em qualquer perfil de consumidor.

Ou seja, desde uma pequena residência até uma grande indústria.

Para isso, basta que a quantidade de placas fotovoltaicas e demais equipamentos do sistema seja calculada de acordo com a demanda elétrica que precisa ser atendida.

Além disso, as placas também podem ser instaladas em praticamente qualquer lugar com incidência solar, o que garante maior adaptabilidade em seu uso.

Alguns projetos, por exemplo, utilizam as próprias placas como cobertura, como em carports, claraboias e pontos de ônibus.

Placas solares utilizadas como cobertura em ponto de ônibus
w345energia solar fotovoltaica vantagens e desvantagens _ placas solares usadas como carport
Placas solares utilizadas como Carport

Sustentabilidade

Além de todas essas vantagens particulares obtidas com a energia solar fotovoltaica, existe também uma que é coletiva: a sua sustentabilidade.

Diferentemente de um gerador a diesel, por exemplo, o sistema fotovoltaico produz energia elétrica de forma 100% limpa, sem qualquer emissão de poluentes ou outros impactos ao meio ambiente.

Assim, quando você instala um sistema fotovoltaico, você não está apenas ajudando o seu bolso, mas também fazendo parte de uma transição energética em prol da sustentabilidade.

Uma necessidade crescente à medida que os efeitos do aquecimento global se tornam cada vez mais alarmantes.

Desvantagens da energia solar fotovoltaica

São poucas as desvantagens da energia solar fotovoltaica, sendo que a maioria delas já contam com soluções ou se tornam menos relevantes conforme a tecnologia segue se popularizando.

Confira cada uma delas abaixo: 

Custo

O valor para aquisição e instalação de um sistema fotovoltaico pode ser considerado alto por grande parte dos consumidores.

Hoje, um sistema residencial custa a partir de R$23 mil, incluindo equipamentos, projeto e mão de obra para instalação por uma empresa competente.

No entanto, esse valor é muito mais barato do que o registrado há alguns anos atrás.

Pois a forte popularização da tecnologia, tanto no Brasil quanto no mundo, segue puxando a queda dos seus custos a cada ano.

Somente entre 2010 e 2018, a fotovoltaica registrou queda de 83% em seus preços, segundo levantamento da Bloomberg New Energy Finance.

Além disso, já existem mais de 70 linhas de financiamento para energia solar oferecidas no país, que tornam esse investimento muito mais acessível para os brasileiros.

Em alguns casos, é possível obter parcelas do financiamento que ficam no mesmo valor ou até mesmo abaixo da economia obtida na conta de luz.

Outra vantagem do financiamento é a carência para pagamento oferecida por algumas linhas, que pode chegar a 90 dias e permitir ao consumidor já estar com seu sistema instalado e funcionando antes de receber a primeira parcela. 

Ainda, é importante lembrar que a compra de um sistema é um investimento altamente lucrativo, que traz um retorno muito acima do valor gasto inicialmente.

Geração intermitente

Placas solares geram energia com a luz do sol, portanto a sua produção elétrica está diretamente relacionada com a quantidade desta. 

Embora um sistema fotovoltaico ainda possa gerar energia em dias nublados e chuvosos, a produção será menor do que em dias ensolarados.

Da mesma forma, quando cai à noite a produção do sistema se encerra, se restabelecendo com os primeiros raios do sol da manhã seguinte.

Eu já te expliquei como essa desvantagem da energia solar fotovoltaica é contornada com a ligação do sistema junto à rede da distribuidora.

No entanto, outra solução existente são as baterias solares de uso residencial e comercial, que crescem em países como EUA e Japão, e que já estão chegando ao Brasil.

Com essas baterias, é possível realizar o armazenamento de energia solar fotovoltaica gerada durante o dia para a sua utilização nos períodos noturnos.

Dependência da rede

Outra desvantagem da energia solar fotovoltaica que irá acabar com o uso das baterias solares é a sua dependência da rede elétrica.

Pois, uma vez que estão conectados à rede, os sistemas são obrigados a possuir uma chave de autodesligamento em caso de queda da energia da rede.

Esse sistema, chamado de anti-ilhamento, é uma medida de segurança exigida pelas normas da geração distribuída que visa a segurança dos profissionais elétricos que atuam com o reparo da rede.

Assim, quando a energia da rede é interrompida, o sistema suspende a sua atividade, evitando que a energia excedente seja injetada na rede em manutenção.

Quando o funcionamento da rede é restabelecido, o sistema automaticamente volta a funcionar.

No caso de um sistema com bateria, a energia armazenada poderá ser utilizada normalmente enquanto o serviço da rede é restabelecido.

Mudança estética do imóvel

Para que você transforme a sua casa ou empresa em uma autoprodutora de energia, é preciso que ela receba o painel solar e demais equipamentos do kit de energia solar.

Além do painel, instalado de forma visível sobre o telhado, existe também o inversor fotovoltaico, que deve ficar em algum lugar de fácil acesso dentro do imóvel.

Tudo isso causa um impacto estético, que para alguns pode ser considerado uma desvantagem da energia solar fotovoltaica.

No entanto, quando você escolhe uma empresa de energia solar conceituada no mercado, a equipe de engenheiros irá projetar o sistema para que ele se adapte da forma mais sutil ao seu imóvel.

Além de obter o melhor custo x benefício, isso garante um balanceamento entre as vantagens e desvantagens da energia solar fotovoltaica.

Energia solar fotovoltaica vantagens e desvantagens: tabela comparativa

Após conhecer em detalhes as vantagens e desvantagens de um sistema de energia solar fotovoltaica, é hora de colocar na balança e fazer a sua escolha.

Para lhe ajudar nessa decisão, montamos a tabela comparativa abaixo. Confira:

Vantagens Desvantagens
Redução na conta de luz✔️Custo
Imunidade energética✔️Geração intermitente
Longa vida útil✔️Dependência da rede
Baixa manutenção✔️Mudança estética do imóvel
Rápido retorno do investimento✔️
Modularidade e adaptabilidade✔️
Sustentabilidade✔️

Veja, então, que na energia solar fotovoltaica as vantagens são bem maiores que as suas desvantagens, o que torna a tecnologia atrativa para qualquer consumidor.

Você não precisa ir longe para saber os benefícios que um sistema fotovoltaico pode trazer a sua casa ou empresa.

Clique no botão abaixo e solicite agora mesmo o orçamento gratuito para um projeto feito sob medida para você:

O que achou?