Nova Capacidade de Energia Solar Instalada no Mundo Atinge 104,1 Gigawatts em 2018

Nova Capacidade de Energia Solar Instalada no Mundo Atinge 104,1 Gigawatts em 2018
5 (100%) 1 vote

A nova capacidade de geração elétrica pela tecnologia solar fotovoltaica instalada no mundo em 2018 foi de 104,1 GW (Gigawatts), segundo os dados liberados pela Solar Power Europe, associação europeia que realiza pesquisas de mercado do setor solar mundial.

Segundo a associação, o crescimento fotovoltaico global em 2018 foi 1,4 GW maior do que eles haviam previsto em junho, quando o anúncio do governo chinês de refrear os subsídios dos projetos fotovoltaicos públicos, feito no final de maio, fez com que eles revisassem a previsão inicial para 2018, que era de 107 GW. 

Michael Schmela, consultor executivo e chefe de inteligência de mercado da Solar Power Europe, destacou hoje o papel positivo desempenhado pelos mercados emergentes no desempenho.

“Apesar da súbita reestruturação do programa solar da China no ano passado, o mercado global foi forte o suficiente para mais do que compensar a desaceleração temporária do maior mercado solar do mundo”, disse ele.

A Solar Power Europe também confirmou que a Europa instalou aproximadamente 11 GW de energia solar no ano passado, com os países da União Europeia (UE) respondendo por cerca de 8 GW.

“A UE preparou o terreno para o crescimento solar removendo as medidas comerciais sobre painéis solares e fornecendo a estrutura correta para a energia solar através da legislação do Pacote de Energia Limpa”, disse o presidente da associação, Christian Westermeier, referindo-se à decisão do bloco no ano passado em acabar com a imposição de um preço mínimo de importação para os módulos e células fabricados na China.

Walburga Hemetsberger, CEO do grupo, acrescentou: “Como a tecnologia de energia limpa de menor custo e mais fácil implantação, a energia solar na Europa entrou em uma nova fase de crescimento.”

Os números globais da Solar Power Europe ficam bem próximos daqueles apontados em abril de 2018 por outra renomada empresa de pesquisa de mercado, a GTM Research (agora Wood Mackenzie). Nessa previsão, porém, a China deveria instalar cerca de 48 GW de nova capacidade.

Na verdade, os números da Solar Power Europe mostram que ela registrou apenas 44,1 GW, o que significa que cerca de 4 GW foram compensados por mercados emergentes que aproveitaram da super oferta de módulos fotovoltaicos que surgiu como resultado direto da mudança de política de Pequim.

Outra empresa de pesquisa de mercado, a IHS Markit, sediada no Reino Unido, disse em junho de 2018 que esperava cerca de 105 GW para o ano, 8 GW a menos que sua previsão anterior de 113 GW.

Recomendamos para Você:

Analista de Marketing
Redator e Tradutor