Secretaria de Recursos Hídricos do Ceará Lança Edital Para Grande Projeto de Energia Solar

Secretaria de Recursos Hídricos do Ceará Lança Edital Para Grande Projeto de Energia Solar
5 (100%) 1 vote

A Secretaria de Recursos Hídricos (SRH) do estado do Ceará lançou edital de licitação para a construção de um projeto de energia solar a ser instalado no canal adutor do Castanhão, que percorre a Região Metropolitana de Fortaleza.

Entre os requisitos exigidos estão a elaboração de estudos de viabilidade, projetos e estudos técnicos para o uso de áreas do canal, que possui 256 quilômetros (km) de extensão.

O projeto total deverá contar com uma capacidade instalada de 45 megawatts (MW), porém divido em miniusinas solares de até 5 MW cada, a fim de serem elegíveis para desenvolvimento dentro das regras do segmento de geração distribuída.

Dos 45 MW, cerca de 55% (25 MW) serão dedicados a fornecer energia para a Companhia de Gestão de Recursos Hídricos do Ceará (COGERH), enquanto os 20 MW restantes serão usados ​​para fornecer eletricidade para a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (CAGECE).

As partes interessadas deverão enviar suas propostas até 30 de outubro e a divulgação do resultado da seleção ocorrerá em 3 de dezembro de 2018.

“Um dos principais objetivos do projeto é permitir o consumo de energia mais barato pelo estado e por suas entidades estatais”, explica o edital, que reforça: “A COGERH tem demandado cada vez mais energia elétrica, para utilizar principalmente em suas estações de bombeamento, de maneira a garantir o fornecimento ininterrupto de água à Região…”.

O canal Adutor do Castanhão consiste em um conjunto complexo de estações de bombeamento, canais, sifões e túneis, geralmente denominado Cinturão de Água (Eixão das Águas), cujo principal objetivo é permitir a transposição de água do Ribeirão Castanhão para a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

O Brasil tem atualmente mais de 422 MW de energia solar instalada sob o regime de geração distribuída. Em um relatório recente, a consultoria brasileira Greener falou do forte potencial da GD no Brasil e do fato de que os preços continuaram a cair consideravelmente nos últimos meses.

Recomendamos para Você:

Analista de Marketing
Redator e Tradutor