Energia Solar para Empresas: Conheça a Solução Energética Perfeita Para o Seu Negócio

energia solar para empresas

A energia solar para empresas garante a redução de custos e proteção do fluxo de caixa do seu negócio por mais de 25 anos com rápido retorno sobre o investimento, além de agregar um marketing sustentável a sua empresa com o uso de uma energia limpa e acessível.

Sem dúvida, esses são motivos de sobra para qualquer empresário considerar o uso da energia solar fotovoltaica na sua empresa.

Independentemente do porte e consumo do negócio, as placas solares conseguem atender toda a demanda de energia e reduzir a conta de luz em até 95%.

Até mais em alguns casos, como mostra a imagem abaixo: 

energia solar para empresas _ economia na conta de luz
Caso real de economia gerada com energia solar para empresas

Não é à toa que o número de empresários que optam por gerar a própria energia em suas empresas cresce a cada ano no Brasil e no mundo.

Somente em 2019, o mercado brasileiro registrou um aumento de mais de 241% nas instalações de energia solar comercial.

Neste artigo, você confere respostas completas para as três perguntas principais sobre um sistema de energia solar para empresas:

  • Como funciona?
  • Quanto custa?
  • Por que instalar?

Além disso, verá 5 casos reais de clientes comerciais que já investiram nos sistemas e, hoje, estão colhendo os bons frutos dessa tecnologia.

Mas se você já quiser conhecer agora a economia que a energia solar pode trazer a sua empresa, é só clicar no botão abaixo e acessar o simulador solar on-line 👇

simulador solar blue sol

Como funciona energia solar para empresas?

Para gerar energia solar em empresas e comércios é necessário a instalação de um sistema fotovoltaico conectado à rede (On-Grid).

Por meio de um conjunto de equipamentos, o kit de energia solar, essa tecnologia consegue captar a luz do sol e convertê-la em energia elétrica utilizável.

Como a energia é gerada somente durante o dia, esses sistemas são conectados à rede e funcionam em paralelo com a energia da distribuidora.

Veja abaixo o passo a passo de como funciona a geração de energia solar fotovoltaica em uma empresa:

energia solar para empresas _ funcionamento sistema fotovoltaico

  1. O funcionamento começa com as placas solares, que são instaladas preferencialmente sobre os telhados para a livre captação da luz do sol e sua conversão em energia elétrica;
  2. Essa energia é enviada ao inversor fotovoltaico, principal equipamento do sistema e responsável por adaptar essa energia para as características da nossa rede elétrica;
  3. A energia convertida pelo inversor é injetada no quadro geral e distribuída pela empresa para alimentar qualquer equipamento elétrico ligado na tomada;
  4. Todo o excedente (energia não consumida) gerado é injetado pelo inversor na rede elétrica da distribuidora;
  5. Ou seja, a rede funciona como uma bateria, recebendo a energia excedente e provendo-a nos momentos em que o sistema não está gerando energia, ou seja, à noite.

Regulamentação

Em 2012, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) promulgou a sua Resolução Normativa 482 na qual estabeleceu as regras para conexão dos micros e minigeradores à rede elétrica.

Junto a essas regras foi criado o chamado sistema de compensação de energia elétrica, que determina às distribuidoras compensar o proprietário do sistema pelo excedente de energia injetado na rede.

Portanto, toda a sobra de energia que o seu sistema gerou durante o dia e injetou na rede é computada pela distribuidora e transformada em créditos energéticos para você.

Ao final de cada mês, esses créditos são automaticamente utilizados pela distribuidora para abater a energia que a sua empresa consumiu da rede durante a noite ou em momentos de baixa produção do sistema, como em dias nublados ou chuvosos, por exemplo.

Dessa forma, é possível a você zerar o consumo de energia da rede em sua empresa e, com isso, obter redução na conta de luz.

Mas atenção: não é a sua conta de luz que zera, pois você ainda continua pagando pelo custo de disponibilidade da rede, a taxa mínima de luz.

Nesse ponto, destaca-se também a diferença nas regras para os dois grupos de consumidores comerciais:

Grupo A (Alta Tensão)

Para grandes empresas pertencentes ao Grupo A, o valor mínimo cobrado será igual ao da demanda contratada estipulado na conta de energia, a qual também limita a potência do sistema que pode ser instalado.

A compensação da energia para esses consumidores também é diferenciada, pois leva em consideração o consumo em horários de ponta e fora de ponta.

Ou seja, os créditos energéticos gerados dentro e fora de ponta serão utilizados pela distribuidora primeiramente para abater a energia consumida naquele mesmo posto tarifário.

Após isso, os créditos excedentes são utilizados para abater a energia de posto tarifário seguinte, mas considerando-se a proporção entre os valores de Tarifas de Energia (TE) entre os dois horários.  

Grupo B (Baixa Tensão) 

Para empresas pertencentes ao Grupo B, o valor mínimo cobrado será igual ao custo de disponibilidade da rede, da mesma forma como é feita no caso da energia solar residencial.

A potência limite para sistemas instalados nesse grupo é igual à carga instalada em cada unidade.

Também não existe diferença na compensação de energia, sendo que cada 1 kWh (quilowatt-hora) injetado na rede gera um crédito que, por sua vez, abate a mesma quantidade de energia consumida da distribuidora.

Quanto custa energia solar para empresas?

Com a forte popularização da tecnologia nos últimos anos, hoje as placas de energia solar para empresas estão mais acessíveis do que nunca no Brasil.

São também inúmeras linhas de financiamento em energia solar já disponíveis no país que tornam muito fácil a aquisição e instalação do sistema.

O custo total de um projeto de energia solar para empresas engloba desde os equipamentos até a mão de obra de instalação.

Para calcular isso, é preciso levar em consideração vários fatores, como:

  • Média do consumo mensal; 
  • Níveis de radiação solar locais;
  • Sombreamentos sobre o telhado;
  • Direção e inclinação do telhado;
  • Entre outros.

Ou seja, não é um cálculo simples. E para você saber o valor exato do sistema que precisa para o seu negócio, você deve procurar uma empresa de energia solar.

Mas você pode conferir agora mesmo uma estimativa bem próxima do seu projeto através do simulador solar da Blue Sol.

Em questão de segundos, essa ferramenta on-line e gratuita te mostra os seguintes dados:

  • Preço total do projeto;
  • Tamanho (quantidade de placas);
  • Payback (tempo de retorno do seu investimento);
  • Entre outros…

Após a simulação, você ainda poderá solicitar o orçamento final do seu projeto, primeiro passo para você instalar energia solar na sua empresa.

Confira pelo botão abaixo 👇

Vantagens da energia solar para empresas

Mas quais os motivos que levam cada vez mais empresários a adotarem a tecnologia solar em seus negócios?

Confira abaixo os 5 principais benefícios da energia solar para as empresas:

#1 Redução de custos

Acima de tudo está a redução que a tecnologia proporciona nas contas de luz, algo especialmente válido no caso da energia solar para grandes empresas.

Quanto maior o consumo, maior é a economia obtida com um sistema, que pode ser projetado para atender qualquer nível de demanda, seja uma pequena, média ou grande empresa.

São, no mínimo, 25 anos dessa redução de custos com energia, tempo de vida útil padrão do painel solar e que pode ser ainda maior.

#2 Proteção Energética

Durante esse mesmo período, com um sistema solar você ainda garante a imunidade da sua empresa contra os aumentos no preço da energia.

Após instalar o sistema, você se torna o produtor da sua energia, e a constante inflação energética no Brasil deixa de ser uma ameaça para o seu orçamento mensal. 

#3 Estabilidade de Fluxo de Caixa

A consequência direta disso é a maior estabilidade que você ganha no seu fluxo de caixa, já que sua conta de energia passa a ter um custo fixo e não mais variável.

Para empresários brasileiros, que pagam a quinta energia mais cara do mundo, isso é algo extremamente valioso e cada vez mais necessário. 

#4 Retorno do Investimento

Instalar um sistema solar na sua empresa é um investimento que que lhe garante um retorno ao longo do tempo.

Todos os meses, o valor economizado na conta de luz é uma parte do valor investido que você tem de volta.

O prazo de retorno do investimento em energia solar (payback) para empresas é muito atrativo no Brasil.

Segundo o levantamento feito pela empresa Comerc com sistemas instalados em alta tensão em cada uma das capitais brasileiras, o payback médio é de 5,83 anos.

Ou seja, levando em consideração a vida útil da tecnologia, isso resulta em 19 anos de energia grátis, no mínimo. 

#5 Sustentabilidade

No caso de empresas, outro grande motivo pelo qual vale a pena o investimento em energia solar é a sustentabilidade que ela agrega.

É cada vez maior o número de consumidores que buscam por empresas e produtos mais ecologicamente conscientes.

E a prova disso está na pesquisa realizada pela empresa Union + Webster, em 2019.

De acordo com o estudo, 87% da população brasileira prefere comprar produtos e serviços de empresas sustentáveis.

Portanto, ao investir em energia solar você não está apenas economizando na sua empresa, mas atualizando-a para os novos padrões exigidos pelos consumidores.

5 casos de sucesso da energia solar em empresas 

Para te provar, de uma vez por todas, que vale a pena instalar energia solar na sua empresa, eu separei cinco casos reais de sucesso da tecnologia.

Veja como a luz do sol está melhorando a vida dos empresários brasileiros em diferentes tipos de negócios: 

Energia solar em escritório

Os donos da Integrativa, empresa de TI localizada em Catanduva (SP), tinham a sustentabilidade como foco para o novo prédio da empresa.  

Luciano Pereira, um dos sócios, afirma que as placas fotovoltaicas foram a cereja do bolo entre as tecnologias adotadas e trouxeram grande reconhecimento para empresa entre a população da cidade.

Confira essa história abaixo:

Energia solar em farmácia

Para o pequeno empresário Ademar Menezes, dono de uma farmácia de manipulação em Ribeirão Preto (SP), as contas de luz que chegavam todo mês eram motivo de revolta.

Quando viu que a energia solar estava economicamente viável no Brasil, e já conhecendo a tecnologia em viagens pela Europa, ele não pensou duas vezes antes de instalar o seu sistema.

O resultado foi tão bom quanto ele esperava, veja abaixo: 

Energia solar em posto de gasolina

Através da energia solar para empresas, o empresário Leonardo Santos conseguiu mais do que apenas reduzir os gastos da loja de conveniência em seu posto.

Com um projeto diferenciado, que usou as próprias placas como cobertura, ele também modernizou o seu estabelecimento e atraiu mais clientes. 

Veja como ficou o resultado no vídeo abaixo:

Energia solar em depósito de bebida

O Brasil é um país predominantemente quente, um grande problema para quem trabalha com refrigeração em seu comércio, como o José Carlos.

Dono de um depósito de bebidas, ele conta que os gastos mensais com energia chegaram a ameaçar a continuidade do seu negócio, até que conheceu a tecnologia fotovoltaica.

Veja o ótimo resultado que ele obteve no vídeo abaixo: 

Energia solar para hotel

Da mesma forma que o movimento de hóspedes traz mais lucro para um hotel, ele também gera mais despesas com o uso contínuo de energia elétrica.

A fim de encontrar uma solução para isso, a Iara Rigo e seu marido buscaram conhecer a energia solar para empresas até que decidiram pela instalação do sistema.

Logo na primeira fatura já veio o resultado esperado. Confira no vídeo abaixo: 


Enfim, não importa o ramo de atividade da sua empresa ou quanto ela consome de energia, com a tecnologia fotovoltaica você pode economizar até 95% na conta de luz.

Acesse abaixo o simulador solar on-line da Blue Sol e confira agora mesmo todas as vantagens que a energia solar pode trazer a você:

O que achou?