Energia Solar Para Residência: O Que Você Precisa Saber Para Economizar Na Sua Casa

energia solar para residência _ capa blog

Gerar energia solar para residência requer a instalação de um sistema fotovoltaico que utiliza placas solares e outros equipamentos para converter a luz do sol em energia elétrica, e que precisa ser projetado e precificado de acordo com o consumo da casa onde será instalado.

Mas talvez as perguntas que estejam na sua cabeça são: por que e como instalar energia solar para residência?

Ou, então, você quer apenas saber quanto custa um sistema fotovoltaico para a sua casa.

Neste artigo, eu irei te mostrar as respostas para todas essas perguntas, além de tudo que você precisa saber sobre essa tecnologia que não para de crescer no Brasil.

Já são centenas de milhares de brasileiros gerando energia solar no país, mais de 72% deles em suas próprias casas.

Está mais acessível do que nunca ter um sistema de energia solar residencial. Veja agora mesmo o preço do seu projeto pelo simulador solar on-line da Blue Sol 👇

Energia solar para residência como funciona?

A geração de energia solar em uma residência é feita através de um sistema fotovoltaico conectado à rede (On-Grid).

É ele que permite a você captar a luz do sol e transformá-la na energia elétrica que pode atender qualquer aparelho na sua casa.

Uma vez que geram energia somente durante o dia, esses sistemas são conectados ao poste de luz e funcionam em conjunto com a rede elétrica da distribuidora.

Durante o dia, a energia gerada e que não foi consumida é enviada para a rede, enquanto que a noite todo o consumo da residência é atendido pela distribuidora.

Entenda como acontece essa troca de energia na rápida animação abaixo:

Você viu que toda a energia injetada pelo seu sistema na rede é convertida pela distribuidora em créditos energéticos para você.

Por sua vez, esses créditos são automaticamente utilizados para abater a energia que você consumiu da rede durante à noite.

Através de um relógio de luz bidirecional instalado na residência após a implantação do sistema, a distribuidora consegue computar toda a energia que saiu e entrou.

Assim, a cada fechamento esses valores são informados a você na sua conta de luz e, caso sobrem créditos, eles continuam válidos para uso por até 5 anos.

Esse sistema de compensação de energia elétrica foi criado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) em 2012.

Posteriormente, em 2015, esses créditos permitiram a criação de 3 novas modalidades de geração.

Saiba tudo sobre elas no artigo completo:  Geração de Energia Solar: 3 Formas de Gerar Sua Energia

Kit de energia para residência

Para gerar energia solar em uma residência, um sistema fotovoltaico utiliza um conjunto de equipamentos que chamamos de kit de energia solar.

Veja abaixo quais são os principais equipamentos de um kit de energia solar para residência:

Painel solar

É o conjunto de placas solares (módulos fotovoltaicos) que captam e transformam a luz do sol em energia elétrica.

Cada placa de energia solar para residência é composta de várias células solares, unidade básica de geração da tecnologia.

A conversão da luz solar em energia dentro de cada célula acontece por meio de um processo de fotoemissão chamado efeito fotovoltaico.

Para saber em detalhes como isso funciona, acesse o artigo completo: Célula Solar Fotovoltaica: O Que É e Como Funciona?

Um painel solar para residência precisa ficar exposto à luz para gerar energia, por isso é preferencialmente instalado sobre o telhado da casa.

Inversor Interativo

O inversor fotovoltaico interativo costuma ser considerado o cérebro do sistema e o seu equipamento mais importante.

De fato, sem ele a energia do painel não poderia ser utilizada, pois ela é gerada em corrente contínua e nossa rede e equipamentos funcionam em corrente alternada.

Além de adaptar a corrente, o inversor também responde por direcionar a energia para onde ela deve ir.

Ou seja, é ele quem envia a energia para o quadro geral da residência para atender o seu consumo ou, no caso do excedente, para a rede da distribuidora.

Da mesma forma, é o inversor que puxa a energia da rede durante a noite ou em momentos de baixa produção do sistema.

Não apenas isso, mas o inversor também permite a você acompanhar em tempo real a geração do seu sistema através de um aplicativo no seu computador ou Smartphone por meio de sinal Wi-Fi.

String-box

Um sistema de energia solar para residência é uma instalação elétrica e, por isso, necessita de dispositivos de proteção.

Assim, a string-box é o conjunto desses dispositivos que protegem o sistema contra:

  • Sobrecorrentes;
  • Curto-circuito;
  • Surtos de tensão provocados por raios.

Também é na string-box que se localiza a chave interruptora, que permite desligar o arranjo fotovoltaico do inversor em momentos de manutenção ou inspeção.

Além desses equipamentos, outro componente de um sistema fotovoltaico residencial que merece destaque é o suporte para o painel solar.

Essas estruturas de suporte, escolhidas de acordo com cada tipo de telhado e telha, são importantes por dois principais motivos:

  • Fixar os módulos sobre o telhado para que resistam à ação dos ventos e demais condições meteorológicas;
  • Corrigir (se necessário) a direção e angulação do painel para que ele receba a maior quantidade de radiação direta do sol durante o dia. 

Saiba todos os detalhes sobre este componente do sistema fotovoltaico no artigo: suporte para placa solar

Quanto custa energia solar para residência?

Todos esses equipamentos, mais o projeto e a mão de obra de instalação compõem o custo final de um sistema solar residencial.

Cada residência possui um consumo de energia que impacta diretamente no tamanho do sistema e, consequentemente, no seu custo final.

Mas existe uma forma muito rápida e simples de como calcular energia solar para residência.

Trata-se do simulador solar da Blue Sol, uma ferramenta on-line e gratuita que te mostra em segundos o valor estimado do sistema que você precisa para a sua casa. 

Com apenas algumas informações, como o CEP da sua residência e o valor mensal da sua conta de luz, o simulador consegue estimar para você os seguintes dados do seu projeto:

Saiba agora quanto custa para instalar energia solar na sua residência através do botão abaixo:

Energia solar para residência como instalar?

A maneira mais fácil e segura para você instalar um sistema fotovoltaico na sua casa é através de uma empresa de energia solar.

Quando você opta por esse caminho, todos as etapas, processos e documentação necessários para a instalação do seu projeto ficam sob responsabilidade da empresa.

Fazem parte do processo de instalação de energia solar em uma residência:

Orçamento

Quando a empresa, mediante as informações de consumo e especificações do seu imóvel, realiza o dimensionamento do sistema e elabora a proposta comercial do projeto para lhe apresentar.

Além do preço final do seu sistema, na proposta também são informados os modelos e marcas dos equipamentos que serão instalados e as formas de pagamento/financiamento.

Visita Técnica

Após fechamento da proposta, a equipe técnica da empresa realiza uma visita até a sua residência para a coleta das informações necessárias para o projeto e instalação do seu sistema.

Projeto

Com base nas informações coletadas, a equipe de engenharia realiza o projeto executivo do seu sistema utilizando softwares específicos que garantem a máxima otimização do sistema.

Esse projeto também é enviado para a distribuidora da sua região para que seja formalizada a solicitação de conexão com a rede elétrica.

Instalação

É a parte mais rápida de todo o processo, entre 3 a 4 dias para uma residência pequena, quando a equipe de instaladores vai até a sua casa para a implantação do projeto.

Nesse momento, todos os equipamentos são instalados, conectados e testados, garantindo que o sistema esteja em perfeito funcionamento.

Conexão

Após a instalação, é agendada uma visita com a equipe técnica da distribuidora na sua residência para a vistoria final do projeto.

Ao final da vistoria, a equipe realiza a troca do relógio pelo modelo bidirecional e finaliza a conexão do sistema junto à rede.  

Se você está pronto para instalar seu sistema, clique no botão abaixo e solicite agora mesmo o seu orçamento gratuito com a melhor empresa de energia solar residencial no Brasil:

Por que instalar energia solar na sua casa?

Existem vários motivos para instalar um sistema de energia solar na sua residência.

Abaixo você confere os 3 principais deles:

#1 Economia de até 95% na conta de luz

Um sistema fotovoltaico pode ser projetado para gerar toda a energia que você e sua família consomem em sua casa.

Dessa forma, além de suprir o seu consumo durante o dia, ele conseguirá gerar um excedente suficiente para que seja injetado na rede, transformado em créditos e, assim, abater o que você consumiu da distribuidora à noite.

Ou seja, toda a energia que você precisa na sua casa passa a ser atendida pelo seu sistema, o que reduz sua conta mensal em até 95%.

Mas por que a minha conta de luz não zera? Uma dúvida que fica na cabeça de muitos.

A razão disso é que, por utilizar a rede elétrica, ficou estabelecido pelas regras da Aneel que o consumidor continue pagando pela taxa mínima de luz.

É aquela taxa paga por todos os consumidores de energia, sem exceção, e que serve de custeio para a manutenção e reparos da rede. 

#2 Proteção contra a inflação energética e bandeiras tarifárias

Outra vantagem em se tornar um autoprodutor de energia é que você não precisa mais se preocupar com os aumentos na tarifa.

Toda a energia que você consome passa a vir do sol, fonte mais abundante no mundo e que não apresenta crise de fornecimento como as hidrelétricas no Brasil.

Da mesma forma acontece com as Bandeiras tarifárias, que não impactam mais a sua conta de luz no final do mês.

Pelo contrário, quanto mais cara fica a energia no Brasil, maior passa a ser o valor que você economiza na conta de luz. 

#3 Valorização do imóvel

Por fim, outra grande vantagem da instalação de um sistema solar na sua casa é a valorização que ele agrega ao seu imóvel.

Segundo o resultado de um estudo conduzido no mercado imobiliário da Califórnia, em 2017, os consumidores se mostraram dispostos a pagar até US$15 mil a mais por uma casa com painel solar residencial.

Afinal, uma casa que gera a própria energia vale mais que uma sem geração.

Então, caso você decida alugar ou vender a sua casa após a instalação do sistema, terá mais essa vantagem.

Energia Solar para Residência: Caso Real 

Caso você ainda esteja com dúvida se vale a pena instalar energia solar na sua casa, eu tenho uma prova definitiva para você.

O vídeo abaixo conta a história do casal Henrique Rodrigues e Leonice Alves, que descobriram como ter mais conforto sem aumentar seus gastos por meio da energia solar.

Confira essa história real de sucesso da energia solar para residência:

O que achou?