As 3 Formas de Aproveitar a Energia Solar em Rondonópolis para Gerar Dinheiro no Seu Bolso

energia solar rondonopolis _ capa blog
As 3 Formas de Aproveitar a Energia Solar em Rondonópolis para Gerar Dinheiro no Seu Bolso
3.5 (70%) 2 vote[s]

São 3 formas de lucrar com a energia solar em Rondonópolis: instalação, atuação ou empreendedorismo. Com as pesadas contas de luz da Energisa, mais moradores buscam por placas solares e o mercado cresceu mais de 317% em 2019. Conheça mais sobre os sistemas de energia solar e suas possibilidades.

O ano de 2019 foi um marco para o mercado de venda e instalação de sistemas solares em Rondonópolis.

Segundo os dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a cidade apresentou um crescimento de mais de 317% em relação a 2018.

Foi uma das maiores expansões registradas em todo o Brasil!

Quem puxa esse crescimento são os próprios rondonopolitanos que, assim como o restante dos brasileiros, não aguentam mais o alto preço da energia cobrado pela sua distribuidora.

Isto é, a Energisa, que este ano registrou aumento médio de 11,29% em suas tarifas para todos os consumidores do estado do Mato Grosso.

Dessa maneira, cada vez mais deles optam por gerar a própria energia através de placas solares para obter uma economia de até 95% nas contas de luz.

Além disso, também ficam assegurados contra novos aumentos da tarifa ou bandeiras tarifárias.

energia solar rondonópolis _ sistema solar em rondonópolis
Um sistema de energia solar instalado em Rondonópolis.

Por outro lado, quem também está ganhando muito com essa expansão da energia solar em Rondonópolis são os profissionais e empreendedores do mercado.

O alto volume de sistemas deste ano puxou a demanda por profissionais capacitados na cidade, que atuam no projeto ou instalação com chances de bom rendimento mensal. 

Mas o faturamento alto vem mesmo para empreendedores, que aproveitam esse crescimento para começar seu negócio próprio através de uma franquia de energia solar.

A energia solar em Rondonópolis está crescendo e você pode cresce junto com ela. Saiba mais…

O Que é e Como Funciona Energia

A primeira coisa que você precisa saber, caso ainda não conheça, é o que são e como funcionam os sistemas de energia solar fotovoltaica.

Um sistema fotovoltaico é como um gerador elétrico que funciona movido pela luz do sol. 

Por meio das placas solares (ou placas fotovoltaicas), seu equipamento mais conhecido, esses sistemas convertem a luz do sol em energia elétrica.

Se você se interessa por tecnologia e quer saber mais detalhes sobre como isso funciona, confira o artigo: Célula Fotovoltaica – O Guia Técnico Absolutamente Completo

Essa energia então é enviada ao inversor interativo, principal aparelho do sistema que adapta a sua corrente para os padrões da nossa rede elétrica.

Durante os momentos de luz do sol, o sistema gera energia e distribui por toda a casa ou empresa.

Caso a energia produzida seja maior que o consumo no momento da geração, o inversor envia o excedente para a rede da distribuidora, a Energisa.

Todo Watt (W) de energia injetado na rede se transforma em um crédito energético para você.

Durante a noite não existe produção do sistema, assim o inversor puxa a energia da rede para alimentar o imóvel.

No final do mês, a Energisa calcula quanta energia seu sistema injetou e quanta puxou da rede, e informa isso para você na sua conta.

A energia injetada, e que gerou créditos, é utilizada para abater o que foi consumido da rede. Uma simples conta de subtração.

Como os sistemas são projetados para gerar toda a energia consumida em uma casa ou empresa, os créditos sempre serão suficientes para abater o consumo da rede.

Para não restar dúvidas, confira a rápida animação abaixo que explica o funcionamento de um sistema fotovoltaico:

Créditos Energéticos e as Regras da Energia Solar

O sistema de créditos energéticos foi criado pela Aneel em 2012 em sua Resolução Normativa 482, que estabeleceu as regras do segmento de geração distribuída de energia.

Isso permitiu aos consumidores gerar sua própria energia através de fontes de energia renováveis e realizar a troca dela com a energia da rede elétrica.

Segundos as regras, todas as distribuidoras do país são obrigadas a conectar os sistemas à sua rede, desde que estejam de acordo com as especificações exigidas.

Após isso, os créditos são automaticamente gerados e a distribuidora deve informar ao consumidor sobre o saldo e uso em sua conta de luz.

Os créditos possuem validade de uso de até 5 anos, o que permite compensar meses de menor produção por meses de maior geração.

Além disso, em 2015 a Aneel criou três novas modalidades de geração distribuída com base na compensação dos créditos.

Isso permitiu a outros tipos de consumidores gerarem sua própria energia, como moradores de apartamentos.

Confira tudo sobre elas no artigo: Geração de Energia Solar: 3 Modalidades Que Você Talvez Não Conheça

Energia solar em Rondonópolis: 3 Formas de lucrar

Agora que você conferiu o principal sobre a geração de energia solar, é hora de conhecer como pode se beneficiar dela em Rondonópolis.

A primeira coisa que você precisa saber é que a cidade oferece enorme potencial para a geração de energia fotovoltaica.

Os índices de radiação solar são altos e até mesmo os períodos de chuva beneficiam o sistema, pois deixam os painéis fotovoltaicos limpos e sempre gerando o seu máximo.

Confira as 3 formas de lucrar com a energia solar em Rondonópolis.

#1 Instalação

Pare e faça as contas: quanto você economizaria com uma redução de até 95% na conta de luz da sua casa ou empresa por mais de 25 anos?

Essa é a economia que você obtém com um sistema fotovoltaico durante toda a sua vida útil.

Após instalado e conectado, o sistema passa a abastecer todo seu consumo elétrico através da luz do sol, fonte de energia limpa e gratuita.

Ou seja, você economiza na conta de luz, fica imune à inflação energética e bandeiras tarifárias e ainda faz sua parte pelo Meio Ambiente.

Praticamente qualquer imóvel pode receber a instalação de um sistema de energia solar, seja ele novo ou antigo.

O primeiro passo para você equipar sua casa ou empresa com um gerador solar é a solicitação de um orçamento.

Mas, antes disso, você também pode fazer uma simulação e conhecer os principais detalhes do seu projeto em menos de 3 segundos.

Como? Basta clicar no botão abaixo:

energia solar em rondonópolis _ botão simulador

#2 Capacitação

Existem mais de 470 sistemas de energia solar espalhados em Rondonópolis que, logicamente, não se projetaram e se instalaram sozinhos.

Isso exigiu o trabalho de profissionais devidamente capacitados para atuar com a tecnologia dos painéis solares.

E, com o crescimento expressivo do mercado em 2019, a demanda por esses trabalhadores tem sido mais alta que nunca.

As oportunidades se dividem entre as duas principais formas de atuação do mercado: projetistas e instaladores.

O projetista é quem elabora todo o projeto do sistema fotovoltaico, utilizando softwares, planilhas e todo o seu conhecimento para que o sistema obtenha sua máxima eficiência de geração.

Já os instaladores são a maior força de trabalho do setor e responsáveis por levar o projeto do papel para a realidade.

Instaladores especializados com certificação chegam a ganhar até R$ 5.000,00 por instalação realizada. 

A boa notícia é que não é necessário formação superior ou conhecimento prévio para quem busca como ganhar dinheiro com energia solar.

O único e essencial passo é obter uma capacitação técnica através de um curso de energia solar.

A oferta se estende por treinamentos online e presenciais, permitindo a qualquer um ingressar no mercado. Saiba mais pelo botão abaixo:

#3 Empreendedorismo

Mas, se o espírito de empreendedor fala mais alto e você busca um negócio próprio e lucrativo, então a energia solar em Rondonópolis é a sua galinha de ovos de ouro.

O mercado aquecido proporciona alto retorno para quem deseja abrir uma empresa de venda e instalação de sistemas fotovoltaicos.

Para quem busca resultados rápidos e mais expressivos, o modelo de franquia é a opção mais indicada. 

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franchising movimentou R$ 43,122 bilhões no segundo trimestre de 2019.

O crescimento foi de mais de 5,9% em relação ao ano passado e mostra a força deste modelo de negócio no país.

Assim, investir em franquias é cada vez mais a escolha de empreendedores ou investidores para obter bons e estáveis retornos.

E, com uma franquia de energia solar, este retorno pode chegar a mais de um milhão já no primeiro ano de atividade.

Clique no botão abaixo e confira a melhor oportunidade em franquia de energia solar:


Quer saber mais sobre a energia solar em Rondonópolis? Deixe sua opinião, dúvida ou sugestão abaixo, queremos ouvir você! Abraço e até a próxima.