Opine! Energia Solar Será Tema de Audiência Pública do Senado

Opine! Energia Solar Será Tema de Audiência Pública do Senado
5 (100%) 3 votes

Com um potencial de geração elétrica maior do que qualquer outra fonte disponível no país, limpa ou não, a energia solar é, hoje, a maior e melhor chance de desenvolvimento sustentável para o Brasil e será tema de audiência pública da Comissão Senado do Futuro (CSF), do Senado Federal.

Rico em recursos naturais como fonte de energia elétrica, o Brasil foi e ainda é amplamente dependente da fonte hídrica para suprir o elevado consumo de sua população, com a fonte respondendo por mais de 60% de toda energia produzida no país.

A energia solar, por sua vez, conta por apenas 0,02% desse mesmo total, o que, levando em consideração o seu potencial de geração de 28.500 gigawatts no país, é um número ainda insignificante. Como comparação, o potencial hídrico do Brasil é de 172 GW.

Em forte expansão no mundo inteiro, inclusive em países vizinhos, como o Chile, a energia solar caminha para se tornar a principal forma de geração de energia mundial e os mercados que ela cria tem ajudado no desenvolvimento econômico e social dos seus respectivos países.

Segundo informações da recém lançada segunda edição do Atlas Brasileiro de Energia Solar, do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o potencial para geração elétrica através da luz do sol no Brasil é enorme, sendo que o local menos ensolarado do país é capaz de gerar mais energia do que o mais ensolarado da Alemanha.

No entanto, enquanto a Alemanha possui uma capacidade instalada da energia solar fotovoltaica de 41GW, o Brasil deverá atingir o seu primeiro gigawatt somente este ano. 

Entre os motivos que travam esse desenvolvimento da tecnologia no país, podemos destacar as altas cargas tributárias aplicadas nos equipamentos e a falta de linhas de financiamento públicas com taxas de juros atrativas e implementação de políticas públicas no uso da energia solar.

Sua Chance de Se Fazer Ouvir

Com o tema “Debate sobre energia solar como vetor de desenvolvimento social”, a audiência pública será realizada amanhã, dia 14 de setembro, as 09:00h (horário de Brasília) e será transmitida ao vivo, podendo os usuários enviarem seus comentários, opiniões e perguntas através do portal do senado.

A audiência foi idealizada pelo presidente da CSF, senador Hélio José, e contará com a presença de convidados para debater o tema, entre eles o secretário de Mudança do Clima e Florestas do Ministério do Meio Ambiente, Everton Lucero e Ivonice Campos, consultora e representante da Associação Brasileira de Energia Solar.

Essa é a chance da população brasileira de fazer ouvir sua voz e pedir por mais incentivos e apoio do Governo Federal à essa tecnologia que pode ser a solução para as crises no sistema elétrico, que assombram a população com suas bandeiras tarifárias e os altos preços da energia. 

O setor solar no Brasil avança independente desse apoio governamental, mas se o governo decidir investir mais na tecnologia, muitos projetos irão atrair bilhões em investimentos ao país, ajudando no desenvolvimento da sua cadeia produtiva e gerando milhares de emprego e fonte de renda a população.

Através do portal do Senado você pode enviar seu comentário e assistir a transmissão do debate, para isso, acesse aqui.

Recomendamos para Você:

Analista de Marketing
Redator e Tradutor