Energia Solar em Vitória da Conquista: Informações, Valores e o Passo a Passo para Instalação

Energia Solar em Vitória da Conquista: Informações, Valores e o Passo a Passo para Instalação
5 (100%) 1 vote[s]

Gerar energia solar em Vitória da Conquista traz economia na conta de luz por mais de 25 anos, tempo de vida útil dos sistemas fotovoltaicos que se espalham pela cidade e que já alimentam centenas de casas e empresas. Saiba como funcionam e veja agora o valor do seu projeto.

E se você pudesse utilizar a luz do sol para gerar toda a energia que você consome em sua casa ou empresa?

Pois saiba que isso é possível através do uso de placas de energia solar em Vitória da Conquista.

Centenas de moradores já apostaram na tecnologia e hoje conseguem economizar até 95% na conta de luz todos os meses.

E não só isso, mas também ficam imunes contra novos aumentos no preço da energia e bandeiras tarifárias.

Banhada pelo forte sol baiano, a cidade oferece condições ideias para a tecnologia e quem opta pelo sistema consegue um rápido retorno sobre seu investimento.

Veja neste artigo como funciona a tecnologia e por quanto você pode instalar um sistema na sua casa ou empresa.

Como Funciona Energia Solar

A geração de energia solar para casas e empresas é feita através dos chamados sistemas fotovoltaicos.

Esses sistemas funcionam em conjunto com a rede elétrica e utilizam um conjunto de equipamentos ao qual chamamos de Kit Solar.

São dois principais equipamentos: painel solar e inversor interativo.

O painel, instalado normalmente sobre o telhado, é responsável por captar a luz do sol e transformá-la em energia elétrica.

Isso é resultado do chamado efeito fotovoltaico que ocorre dentro das células solares, assunto que você conhece melhor no artigo> Célula Fotovoltaica – O Guia Técnico Completo

No entanto, a energia gerada pelo painel ainda não está pronta para ser utilizada.

Para isso, primeiro ela deve passar pelo inversor interativo, que adapta sua corrente para os padrões da nossa rede.

Depois, a energia passa pelo quadro geral e então é distribuída por toda a casa ou empresa.

Veja o passo a passo desse funcionamento através da rápida animação abaixo:

Os sistemas geram energia apenas durante as horas de sol do dia e, à noite, precisam puxar a energia da rede para abastecer o imóvel.

Além disso, muita da energia gerada durante o dia acaba não sendo consumida, sendo então injetada na rede elétrica da distribuidora.

Dessa forma, um sistema precisava ser criado para possibilitar a troca entre essa energia do gerador e aquela da rede elétrica.

Créditos Energéticos

E foi isso que aconteceu em 2012, ano em que a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) promulgou as regras da geração distribuída em sua Resolução Normativa 482.

Junto a limites de potência dos geradores e outras exigências técnicas, a agência criou o que chamou de sistema de compensação de energia elétrica.

Nesse sistema, toda a energia gerada no dia e injetada na rede da distribuidora é transformada em créditos energéticos para o consumidor.

Esses créditos, por sua vez, são utilizados para abater do que ele consumiu da rede durante os períodos noturnos.

Assim, em um exemplo prático da energia solar em Vitória da Conquista, teríamos:

Durante o dia, a energia gerada e não consumida é injetada na rede da Coelba.

Cada Watt (W) de energia injetado é convertido em 1 (um) crédito energético.

À noite, ou em momentos de pouca luminosidade, a energia da rede é utilizada para suprir, total ou parcialmente, a produção do sistema.

Por meio de um relógio bidirecional instalado no imóvel junto ao sistema, a distribuidora consegue acompanhar a energia que saiu e que entrou.

Assim, ao final de cada mês a Coelba calcula esses dois valores e os informa na conta de luz do consumidor.

Os créditos gerados já são automaticamente utilizados para abater a energia consumida da rede, sendo que cada crédito abate um Watt consumido da rede.

Créditos excedentes ainda ficam disponíveis para uso por 5 anos, assim balanceando meses de maior geração com os de menor geração.

Quanto Custa Para Instalar Energia Solar em Vitória da Conquista?

Um sistema de energia solar residencial em Vitória da Conquista custa a partir de R$13 mil para uma casa de pequeno porte.

Por outro lado, um sistema solar para empresas na cidade pode custar a partir de R$18 mil.

Em ambos os casos, considerando os mais de 25 anos de vida útil da tecnologia, podemos dizer que a tecnologia é bem mais barata que continuar pagando a conta de luz da Coelba.

No entanto, esses valores são apenas como base, para saber o valor estimado do seu projeto é preciso utilizar uma calculadora solar.

Através dela, você consegue descobrir em menos de um minuto o valor e tamanho do seu sistema, ou seja, a quantidade de placas que irá precisar.

Não só isso, mas a ferramenta também lhe mostra qual a produção mensal estimada e, o melhor, a economia que você poderá obter na conta de luz.

Confira agora pelo botão abaixo:

energia solar vitória da conquista

O Retorno da Energia Solar em Vitória da Conquista

Uma das melhores vantagens de um sistema de energia solar, além da economia na conta de luz, é que ele te traz de volta todo o dinheiro investido.

É isso mesmo! Cada redução na conta de luz é uma parte do investimento que você recebe de volta no seu bolso.

Isso significa que, ao longo do tempo, você irá acabar por ter de volta todo o valor gasto na compra do seu sistema.

Esse prazo de retorno do investimento em energia solar, conhecido também como payback, é muito atrativo em Vitória da Conquista.

Segundo o estudo da empresa de energia Comerc, um sistema residencial instalado na capital baiana se paga em média de 3,47 anos.

Por sua vez, um sistema comercial se paga em torno de 6,27 anos.

Para calcular esse retorno, o estudo toma como base o valor da tarifa da distribuidora, que nesse caso é a mesma Coelba que atende Vitória da Conquista e, assim, tornam essas estimativas também válidas para a cidade.

Em ambos os casos, o prazo é altamente atrativo para uma tecnologia com vida útil acima de 25 anos.

Além disso, a energia solar em Vitória da Conquista conta com incentivos que aumentam a lucratividade do sistema, como a isenção de ICMS, PIS e COFINS sobre a energia produzida.

Como Instalar Energia Solar? Passo a Passo

Para começar a produzir a sua energia solar em Vitória da Conquista é muito fácil.

Da vontade de economizar até o momento de ter seu sistema instalado e gerando energia, são 5 passos. Confira:

#1 Orçamento

O primeiro passo é solicitar seu orçamento junto a uma empresa de energia solar.

Realizado pela equipe técnica, o orçamento apresenta o valor final do projeto e as marcas e modelos dos equipamentos que serão instalados.

Quer o melhor projeto para a sua casa ou empresa? Então peça agora um orçamento gratuito pelo botão abaixo:

#2 Fechamento

Após receber o orçamento e negociar as formas de pagamento ou financiamento, é hora de realizar o fechamento do negócio.

Essa etapa envolve a entrega da documentação necessária e a assinatura do contrato de prestação de serviços.

#3 Visita Técnica

A próxima etapa é a visita técnica no imóvel feita pela equipe da empresa, na qual são coletadas as informações que serão usadas para a realização do projeto.

A direção e inclinação do telhado, local para a instalação do inversor e condições da fiação elétrica são alguns dos itens averiguados nessa hora.

#4 Projeto

Com a posse dessas informações, a empresa irá realizar o projeto executivo do sistema fotovoltaico que deverá ser entregue à distribuidora que atende o imóvel.

Nessa hora são utilizados softwares específicos para a análise de sombreamentos e outras condições que possam afetar a geração do painel solar.

#5 Instalação

Com o projeto pronto e todos os equipamentos já enviados, a equipe de instaladores irá até o local para realizar a instalação do sistema.

Essa etapa é a mais rápida de todo processo (até 2 dias para uma casa pequena) e envolve toda a instalação mecânica e elétrica do sistema.

#6 Conexão

Por fim, a última parte é feita pela equipe da distribuidora, que irá até o imóvel para averiguar se a instalação está de acordo ao projeto apresentado.

Com tudo em ordem, eles irão realizar a troca do relógio medidor pelo modelo bidirecional e a conexão do sistema junto à rede elétrica.

E pronto. Seu sistema já estará funcionando e gerando muita energia solar em Vitória da Conquista.