Feira de Energia Solar: os 5 Eventos Mais Importantes Realizados no Brasil [Atualizado]

Existem várias edições de feira de energia solar realizadas todos os anos no Brasil e no mundo. A Intersolar e a Brasil Solar Power são as principais delas realizadas anualmente em solo nacional e que atraem milhares de visitantes para conhecer as últimas novidades sobre as tecnologias de energia fotovoltaica.

A energia solar é fonte de energia limpa mais abundante no mundo e que mais ganha espaço nas matrizes elétricas dos países.

Para promover esse mercado, a cada ano são realizados congressos e feiras de energia solar que apresentam as mais recentes inovações acerca da tecnologia fotovoltaica.

Esses eventos chegam a reunir milhares de fabricantes e empresas do setor, e atraem milhões de consumidores e profissionais em gigantescos locais que abrigam o que é de mais novidade no setor solar mundial.

O Brasil conta com grandes eventos consagrados internacionalmente e alguns nacionais mais modestos, todos trazendo tendências sobre a energia solar fotovoltaica.

Confira abaixo a lista das principais feiras de energia solar no Brasil e as respectivas datas das suas próximas edições.

Intersolar South America

Criada por um grupo alemão, a Intersolar é, atualmente, a maior feira de energia solar do mundo, contando com edições realizadas em quatro dos seis principais continentes.

A primeira edição voltada à América do Sul foi realizada em 2013 e, de lá para cá, a feira cresceu no mesmo ritmo que o setor solar brasileiro.

A última edição, realizada em 2019, recebeu mais de 25.000 visitantes de 39 países durante os 3 dias de evento, que contou com 342 expositores nacionais e internacionais.

A Blue Sol, como uma das empresas de maior destaque do setor nacional, já esteve presente na Intersolar, quando atraiu milhares de visitantes para o seu stand.

Blue Sol na feira de energia solar Intersolar

Blue Sol na feira de energia solar Intersolar (2)

Blue Sol na feira de energia solar Intersolar (3)

Devido à pandemia do Covid-19, a edição de 2020 foi cancelada, mas a próxima edição da Intersolar South America já está agendada para os dias 24, 25 e 26 de agosto de 2021.

Como de costume, o local de realização será novamente o Expo Center Norte, localizado em São Paulo – SP.

Mais informações no site do evento aqui.

Brasil Solar Power

A Brasil Solar Power também é outra grande feira de energia solar e tem se consagrado como o principal congresso de energia solar no país, reunindo os mais importantes desenvolvedores de projetos, fabricantes de equipamentos, EPCs, entre outros.

O evento tem como um de seus organizadores a ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia solar Fotovoltaica), principal órgão do setor no país.

Na edição de 2017, Nelson Colaferro, fundador da Blue Sol e 1º presidente da ABSOLAR, foi um dos apresentadores da cerimônia de abertura.

Feira de energia solar Solar Power Brasil

A última edição da Brasil Solar Power aconteceu nos dias 12 e 13 de junho de 2018, no Rio de Janeiro.

Por enquanto ainda não foram disponibilizadas informações sobre a próxima edição do evento.

Congresso Brasileiro de Energia Solar – CBENS

Organizado pela Associação Brasileira de Energia Solar (ABENS), o CBENS é um evento promovido a cada dois anos destinado a pesquisadores, profissionais e estudantes com foco em Energia Solar, contextualizada no campo das Energias Renováveis.

O evento visa o desenvolvimento da energia solar no país através da contribuição de trabalhos tecnológicos e científicos inscritos para serem apresentados no congresso, promovendo o intercâmbio de informações e experiências entre a comunidade científica e os tomadores de decisão, financiadores e profissionais atuantes nessa área.

Além disso, o congresso ainda conta com minicursos, feira de energia solar tecnológica e palestras convidadas em sessões plenárias e mesas redondas.

A última edição foi realizada nos dias 17 e 20 de abril de 2018, na cidade de Gramado, RS.

Para mais informações, acesse o site do evento aqui.

Ecoenergy

A Ecoenergy (Feira e Congresso Internacional de Tecnologias Limpas e Renováveis para Geração de Energia), apresenta as mais recentes tecnologias, produtos e serviços de toda a cadeia produtiva dos segmentos de energia solar fotovoltaica, eólica e biomassa, além de tratar de assuntos relacionados à Geração, Transmissão, Distribuição e Comercialização de Energia (GTDC).

Organizada pela Cipa Fiera Milano, a feira é realizada todo ano e promove debates e discussões com o objetivo de acelerar o desenvolvimento do setor de fontes de energia alternativas no Brasil.

A última edição da Econenergy aconteceu entre os dias 14 e 16 de abril de 2019, no São Paulo Expo.

Em 2021 está agendada a 9ª edição do evento, a ser realizada entre os dias 8, 9 e 10 de junho.

Mais informações no site clicando aqui. 

Congresso Brasileiro de Geração Distribuída – CBGD

O CBGD é um evento oficial promovido e realizado anualmente pelo Grupo FRG em parceria com a Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), que reúne provedores de soluções, EPCs, integradores, distribuidores, fabricantes, profissionais e acadêmicos do setor e que tem em comum a atuação direta ou indireta na geração distribuída oriunda de fontes renováveis de energia.

O evento conta ainda com o apoio oficial de entidades e associações ligadas ao setor de GD no Brasil e no exterior, como WBA – Associação Mundial de Bioenergia. 

Este Congresso foi o primeiro evento oficial no Brasil, com apoio das Associações do setor, realizado para tratar exclusivamente dos interesses das empresas de GD – Geração Distribuída no Brasil.

A próxima edição do CBGD está marcada para acontecer entre os dias 24 e 27 de novembro e, devido ao Covid-19, será realizado de forma on-line.

Para mais informações, acesse o site do evento aqui.