Franquia Blue Sol: Qual O Investimento E Como Lidamos Com A Concorrência

franquia blue sol capa

A franquia Blue Sol é uma das maiores e melhores do Brasil, com mais de 30 franqueados, planos de negócio personalizados e já formou 15 mil pessoas com cursos educacionais. Como pioneira da energia solar no país, contamos o valor do investimento e como a concorrência pode ser bem-vinda!

Inovador, sustentável, potencial de mercado altíssimo, cada ano mais popular e lucrativo…como não enxergar a oportunidade no setor de energia fotovoltaica? 

A concorrência é até um fluxo normal quando um novo setor tem muito potencial de mercado e com crescimento acelerado.

Um tema muito comentado entre os profissionais e empreendedores do setor de energia solar e que resolvemos abrir para o diálogo.

Como lidar com a concorrência do ponto de vista estratégico da Blue Sol? Os sócios fundadores responderam!

E logo de cara você já fica sabendo do investimento para abrir uma franquia Blue Sol

 

Qual o Investimento em Franquia Solar Blue Sol? 

 

São 3 planos de negócios de franquias Blue Sol elaborados considerando o perfil do empreendedor e também o perfil de cada cidade. 

Vamos te mostrar um intermediário para cidades com menos de 600 mil habitantes. 

Investimento de R$ 206.000,00.

Plano previsto nestas condições 

Venda total no primeiro ano:  R$ 2.235.711,00

Receita de Serviço: R$ 450.960,00

Retorno do investimento: 24 meses

Taxa interna de retorno (média nos 5 anos): 61,60%

Projeções de vendas anual 

Ano 1: R$ 2.235.711,00 milhões;

Ano 2: R$ 3.140.286,00 milhões;

Ano 3: R$ 3.448.744,00 milhões;

Incluso neste modelo de investimento em franquia

Taxa de Franquia  ✔️

Custos Abertura Empresa ✔️

Projeto Arquitetônico da Loja ✔️

Loja ✔️

Showroom ✔️

Hardware, Software e Periféricos ✔️

Ferramentas, EPI, EPC ✔️

Uniformes ✔️

Veículo ✔️

Marketing de Inauguração ✔️

No final da nossa conversa, quero te mostrar os dados dos últimos 10 anos de Blue Sol que fazem toda a diferença para quem decide empreender no setor que cresce cerca de 200% ao ano

E sobre a concorrência? Rende muito assunto!

 

Como a Franquia Blue Sol Encara a Concorrência

 

Luis e José Colaferro, sócios proprietários da Blue Sol,  tiveram uma conversa franca sobre concorrência na série SunBrothers, no youtube. 

Lá eles contam que, de fato, a concorrência existe com novos profissionais, novas empresas e empreendedores que agregam ao mercado e levam a mensagem da energia solar adiante, quebrando as barreiras de mercado. 

Antes de concorrentes, podem ser aliados e parceiros do setor! 

Eles ainda contam sobre um manual básico de sobrevivência.

E o José Colaferro reforça que “vários outros mercados passam por isso e, principalmente, nos segmentos em que o potencial de crescimento é enorme, assim como a energia solar”. 

Sem contar que a energia solar representa aquele bom e velho caminho sem volta, é o  verdadeiro futuro para o setor energético

E  por isso atrai o que o sócio chama de novos entrantes. 

Esse aumento de novos entrantes ainda conta facilidades como barreiras de entrada baixas e muitos empreendedores que conseguem começar com pouco. 

“Inclusive, nós aqui da Blue Sol somos os responsáveis por muita gente que entra, chamamos muita gente para o mercado através dos treinamentos e gostamos disso! Ficamos felizes de ajudar de alguma forma o mercado a crescer e se legitimar”. 

Mas durante a entrevista, já ficou o alerta: tem concorrentes saudáveis que elevem o nível do mercado e tem aqueles que trabalham com produtos de baixa qualidade e preços baixíssimos gerando um efeito nocivo ao mercado.

Tudo isso inclui calcular bem os custos, vender produtos de qualidade, saber precificar e construir um posicionamento como estratégia competitiva. 

Saiba mais: Crescimento Da Energia Solar No Brasil De 2012 A 2019 E Como Investir no Setor

 

Estratégia Competitiva da Franquia Blue Sol 

 

Se você ainda não teve a oportunidade de conhecer a trajetória de criação da empresa Blue Sol, pode conferir neste artigo aqui do blog como foi o processo.

A trajetória de pioneirismo e construção do seu propósito levaram a Blue Sol a olhar para dentro e enxergar as oportunidades de ação internamente. 

Até porque, segundo os fundadores, a concorrência é uma coisa que não se pode controlar e nada melhor do que encarar como uma tendência ao invés de transformar em um conflito externo. 

Pra eles, o ponto chave é o seu posicionamento no mercado

E tudo isso precisa ser a partir de uma reflexão considerando 3 pontos de escolha importantes na tomada de decisão da sua estratégia competitiva. 

Qual é a melhor estratégia? Na entrevista, o José explica cada uma delas,  do ponto de vista de um administrador.

Liderança de preço no mercado de energia solar

Essa parece ser a mais fácil, ou seja, tentar ser sempre o mais barato. 

Mas, já adiantamos, é um jogo perigoso. 

“A única forma de vencer em custos é na escala, então se você tiver uma participação de mercado muito grande, talvez você consiga se diferenciar em custos”.

E o posicionamento sobre o assunto segue a mesma linha, segundo o José, “é um jogo perigoso porque seus clientes começam a tomar decisões somente baseadas em custo e deixam de comprar seus produtos por qualquer outra razão, além disso”.

E vale dizer que, normalmente, quanto mais baixo o preço de um sistema solar, a qualidade dos componentes é sempre prejudicada. 

Outra causa está na precificação. Empresas novas no mercado de energia solar que podem ter problemas por não considerar todos os aspectos da precificação de seus serviços e produtos

Eles ainda conversaram sobre aquele momento do negócio quando o custo é baixo, o preço é baixo e sua empresa começa a não ganhar mais dinheiro e perder perenidade. 

Do ponto de vista de uma franquia Blue Sol, não há dúvidas, existe, pelo menos, uma relação de 25 anos com aquele cliente, exatamente a vida útil mínima de sistema fotovoltaico

Não se pode perder o valor em serviços e especialmente da reputação da sua marca.

A promessa dos 25 anos não deve ser comprometida por equipamentos de baixa qualidade. 

Pode ser que empresas de energia solar que se destacam em liderança de preço seja exatamente aqueles com foco só em produtos, como os fabricantes e distribuidores.  

Já para os integradores, os sócios concordam, pressionar a sua margem para tentar ser líder em custo pode ser um “belo tiro no pé”. 

Diferenciação de produtos e serviços 

A estratégia é de criar fatores de diferenciação da sua proposta que vão distinguir o seu produto ou serviço dos concorrentes. 

A energia solar no Brasil, apesar de seus avanços e dados surpreendentes do setor, ainda precisa ser difundida e tem pouco mais de 7 anos. 

Os brasileiros estão se familiarizando e, por essa razão,  apresentar seu funcionamento, seu mecanismo de captação de energia é um assunto muito procurado. 

Ter a preocupação de levar a informação é também um diferencial. 

E tem mais, na entrevista os sócios mostram que é preciso agregar valor. 

Se diferenciar em serviços, em conhecimento técnico, em equipamentos de qualidade e atendimento.

A gente vê hoje empresas que não sabem dimensionar o sistema, que é o processo mais básico” 

E a lista ainda é longa, já que a instalação de um sistema solar requer pelo menos 5 cuidados: 

  • Sombreamento;
  • Inclinação do telhado;
  • Orientação geográfica;
  • Composição elétrica;
  • Tipo de módulo;

E muitas vezes a gente vê por aí premissas super simples sendo usadas, como uma multiplicação. Sem levar em consideração o recurso solar do local, por exemplo”.

E se o cliente não souber? Ou não perceber? A resposta foi direta. 

O cliente pode não perceber, mas o seu concorrente vai perceber. E seu concorrente percebendo isso vai alertar o cliente sobre o erro. Você vai ser classificado na concorrência com o amador”.

Outra estratégia que a Blue Sol acredita bastante é foco e segmentação. 

Enfoque em segmentação do setor solar 

Aqui é focar em segmentos específicos de mercado na tentativa de entender melhor o cliente e atender as necessidades dele. 

Energia solar tem muitas alternativas e não dá para “atirar para todos os lados”, segundo os especialistas da franquia Blue Sol. 

As opções são muitas desde geração de energia solar compartilhada, autoconsumo remoto, geração junto à carga e até outras tecnologias como carros. 

Esta é para os irmãos uma excelente estratégia e realmente vencedora. 

Ir a fundo no seu perfil ideal de cliente. É conseguir até materializar uma visão muito clara de quem você quer buscar. 

O Luís explica que é aí, neste ponto de consciência do seu perfil de cliente, que você vai entender todas as dores, todas as necessidades, todos os ensejos para conseguir criar uma boa estratégia para chegar de forma muito mais bem sucedida neste cliente. 

Eles acreditam que, quem está indo tanto para estratégia de diferenciação quanto para a de  segmentação no setor solar, não está enfrentando problemas com a concorrência. 

E pra fechar a entrevista, os sócios retomam o seu propósito e o valor que perseguem como empresa, em relação aos seus concorrentes 👇

A gente sempre buscou ser melhores que nós mesmos, um dia depois do outro. Gera muita superação, gera motivação para crescimento e de reflexão. Isso é olhar para dentro e ver onde você pode melhorar”. 

Quer aproveitar a entrevista na íntegra? Só conferir no canal Blue Sol do Youtube

Completamos 10 anos e para quem deseja ser um empreendedor solar e levar nossa marca para sua cidade, pode aproveitar para conhecer os números e a linha do tempo da franquia Blue Sol. 

Linha do Tempo da Blue Sol e Nossos Números 

 

Em 2019 completamos 10 anos de Blue Sol.

Nossos números e nossa história é movida pelo propósito de levar aos consumidores o poder de gerar sua própria energia através de uma fonte inteligente, limpa e inesgotável. 

Alguns dados destes últimos 10 anos: 

linha do tempo blue sol 1

 

linha do tempo blue sol 1

 

  • Crescemos em média 84% ao ano ✔️
  • Rede com + de 1.400 empresas parceiras ✔️
  • Sistemas instalados em todos os estados brasileiros ✔️
  • Mais de 15.000 profissionais capacitados ✔️
  • Mais de 2 mil fotovoltaicos instalados ✔️
  • Temos uma equipe de mais de 80 colaboradores na matriz ✔️
  • Mais de 90 nas nossas unidades franqueadas ✔️

 

E por falar em pioneirismo, temos os diferenciais que mais atraem empreendedores interessados em levar a marca Blue Sol para suas cidades, olha só: 

 

  • Empresa de grande porte: mais de 100 milhões de faturamento ✔️
  • Mais de R$40 milhões economizados para nossos clientes ✔️
  • Área de sucesso do cliente: NPS 72 de satisfação ✔️
  • Equipamentos de primeira linha ✔️
  • Projetos personalizados e pacotes de manutenção pós-venda ✔️
  • Profissionais certificados, entre engenheiros e técnicos (NBR 14039, NBR 5410, IEC 62446, NR10, NR35) ✔️

 

Se você percebeu o potencial de mercado, compactua com nosso propósito e quer faturar seu primeiro milhão no primeiro ano, leve a Blue Sol para sua cidade! 

 

franquia de energia solar


O que achou do artigo? Deixe suas dúvidas ou sugestões nos comentários que logo respondemos!

Franquia Blue Sol: Qual O Investimento E Como Lidamos Com A Concorrência
4 (80%) 2 vote[s]