Franquia para Energia Solar: 4 Critérios para Escolher a Sua

franquia para energia solar

Uma franquia para energia solar é a oportunidade de ingressar em um dos mercados que mais crescem no Brasil. O faturamento pode ultrapassar mais de um milhão já no primeiro ano de funcionamento com uma marca já reconhecida, qualidade em serviços, equipamentos, treinamentos e suporte ao franqueado. Veja como escolher!

Um passo importante você já deu: escolher trabalhar com energia solar. 

Muitos empresários que hoje ganham muito dinheiro com energia solar, antes já se identificavam com tecnologia, inovação, sustentabilidade e enxergaram, assim como você, o potencial deste mercado no Brasil.

Por outro lado, com o mercado solar batendo recordes de crescimento a cada ano é previsível e natural que a concorrência também aumente.

Segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), serão 1,3 milhão de consumidores gerando sua própria energia até 2029, a maior parte deles através de sistemas fotovoltaicos.

Então, como escolher a sua marca?

Temos 4 critérios que consideramos fundamentais para uma franquia solar de sucesso, tanto para você quanto para seu futuro cliente

 

#1 Franquia para energia solar com plano de negócio em pequenas, médias e grandes cidades 

 

Considere sempre a localidade onde você deseja abrir sua franquia. 

Afinal, uma pesquisa inicial do potencial de mercado é sempre bem vinda no processo de abertura de um negócio. 

Entre os itens a se analisar estão, por exemplo, a aceitação no mercado, nível de demanda, grau de competitividade, etc. 

Já nesta etapa o papel da franqueadora é fundamental, pois é ela que irá realizar um estudo específico do potencial que a sua cidade e região tem para vender energia solar. 

Uma franquia para energia solar de sucesso leva em conta planos de negócio diferentes para elaborar o modelo ideal para cada perfil de cidade e de investidor.

Fique de olho nos valores e propósitos que uma rede de franquia carrega.

O da Blue Sol, por exemplo, é dar ao consumidor de energia elétrica o poder de gerar sua própria energia através de uma fonte limpa e inesgotável.

Se identificou? Entenda mais sobre a história da Blue Sol aqui

Outro critério é a definição da sua área de exclusividade. 

Na Blue Sol os futuros franqueados podem considerar um plano de negócio enxuto, intermediário ou completo. 

Tudo de acordo com o perfil de cada cidade, desde aquelas com até 300 mil habitantes, até as grandes cidades com mais de 600 mil habitantes.

 Portanto, tenha em mente que o plano de negócio da sua franquia solar deve ser adequado para sua localidade, planejado e testado. 

Conteúdo extra: Como Funciona Uma Franquia? Beabá Para Novos Entrantes

 

#2  Qual a estratégia de concorrência da franquia solar? 

 

Chegamos naquele momento que falar de concorrência é necessário. 

Muitos entrantes fortalecendo o mercado de energia solar, além de muitos investidores estrangeiros. 

Uma verdadeira tendência no mercado global de Geração Distribuída (GD), que deverá crescer de US$ 61 bilhões em 2017 para mais de US$ 183 bilhões em 2025, de acordo com um novo estudo feito pela Global Industry Analysts. 

Então, antes mesmo de falar em estratégias de concorrência, é essencial entender como a energia solar funciona e o que seus potenciais clientes querem. 

Um dos principais desejos de quem vai comprar um sistema solar é que ele funcione por mais de 25 anos garantindo energia, qualidade dos equipamentos e baixa manutenção.

Então já considere na escolha da sua marca um relacionamento de pelo menos 25 anos com seu cliente!

Hoje são milhares de empresas de energia solar no Brasil, pesquise e compare quais destas 3 estratégias cada uma usa: 

 

Liderança de preço no mercado de energia solar

 

Sempre o mais barato. 

Uma estratégia de risco para qualquer empresa.

Na Blue Sol, por exemplo, prezamos pela qualidade e já até abrimos o jogo sobre nossa estratégia de concorrência no nosso canal no Youtube, dá uma olhada: 

 

Se você já teve seu negócio, provavelmente sabe que, nessa “guerra de mercado”, os clientes começam a tomar decisões baseadas em outros aspectos, além dos custos.

Como reputação da empresa, qualidade dos equipamentos e atendimento.

Além disso, os sistemas solares não são tão simples assim de serem planejados, instalados e dimensionados. 

Vale a pena dizer que, normalmente, quanto mais baixo o preço de um projeto solar, mais prováveis são a baixa qualidade dos equipamentos e/ou instalação. 

Lembre-se que a promessa dos 25 anos não deve ser comprometida por equipamentos de baixa qualidade. 

Diferenciação de produtos e serviços 

Se diferenciar em serviços, em conhecimento técnico, em equipamentos de qualidade e atendimento.

Os brasileiros estão se familiarizando com a tecnologia e, por essa razão, apresentar seu funcionamento, seu mecanismo de captação de energia é um assunto muito procurado. 

Ter a preocupação de levar a informação é também um diferencial. 

A estratégia é de criar fatores de diferenciação da sua proposta que vão distinguir o seu produto ou serviço dos concorrentes. 

 

Enfoque em segmentação do setor solar 

 

Aqui a estratégia é focar em nichos de mercado na tentativa de entender melhor o cliente e atender as dores e necessidades de cada um deles. 

Pode considerar, por exemplo, a segmentação de mercado para atender a necessidade de sistemas rurais.  

As opções são muitas, desde geração de energia solar compartilhada, autoconsumo remoto, geração junto à carga e até outras tecnologias inovadoras como carros elétricos. 

Além disso, assim você consegue ir a fundo na necessidade do cliente e proporcionar uma experiência de relacionamento que vai fidelizá-lo desde o primeiro atendimento até o pós venda. 

O mix de estratégia da Blue Sol tá aqui 👉 Franquia Blue Sol: Qual O Investimento E Como Lidamos Com A Concorrência

 

#3  A franquia solar é referência em ensinar e divulgar sobre energia solar? 

 

Não chegamos nem a uma década que a produção de energia elétrica através do Sol é possível no Brasil. 

Apesar do número de instalações de novos sistemas superar todas as projeções a cada ano, a tecnologia precisa ainda ser difundida e vencer certas barreiras, como a do custo. 

Estamos no caminho certo e um dos grandes responsáveis por levar a energia solar ao conhecimento de todos é o trabalho das próprias empresas e franquia de energia solar. 

Ensinando, treinando e produzindo conteúdo educativo sobre energia fotovoltaica. 

Então, coloque na sua lista de critérios o quanto a franquia ajuda divulgando, educando e treinando pessoas para trabalhar com energia solar. 

Desde cursos sobre como funciona a energia solar até a formação de profissionais instaladores em grandes centros presenciais de treinamento. 

Carregar uma marca que é um referencial em energia solar no Brasil é começar com os dois pés direitos. 

 

#4 Qual suporte a franquia de energia solar vai oferecer para seu negócio? 

 

Já deu pra notar que muito mais do que um apoio em vendas e marketing, uma franquia para energia solar precisa de suporte em engenharia, logística, ferramentas de projetos, suporte técnico, capacitação e consultoria de campo quando necessário. 

O que você deve ficar de olho é na verdade uma lista grande e completa, mas  que vai fazer a diferença na hora de atender a necessidade do seu cliente residencial, rural ou comercial. 

O que podemos te contar é sobre os serviços e vantagens que um franqueado Blue Sol tem 👇

 

Ferramentas avançadas de venda

Utilizamos as ferramentas mais avançadas de prospecção e vendas.

Como o RD Station para relacionamento e SalesForce para gestão de oportunidades.

Gestão de negócios com CRMSalesForce

O CRM Salesforce é o mais avançado do mundo.

É capaz de integrar todo o processo de contato com o cliente, desde o primeiro momento até a entrega.

Suporte técnico pré e pós-vendas

Sua equipe técnica vai contar com o apoio direto da equipe de engenharia mais preparada do Brasil.

Com experiência em mais de 33 distribuidoras de energia e mais de 2.500 projetos instalados.

 

Ferramenta de acompanhamento de projetos

Em nosso CRM, desenvolvemos um processo de acompanhamento de cada etapa do projeto do seu cliente.

Você vai mantê-lo bem informado e satisfeito com sua entrega.

 

Capacitação completa, on-line e presencial

Com um histórico de mais de 16.000 alunos preparados e capacitados para atuar no setor solar, a Blue Sol é referência nacional na capacitação técnica em energia solar.

Todos os franqueados e suas equipes contam com acesso à Universidade Blue Sol, plataforma online de treinamentos exclusiva para nossa rede de parceiros que pode ser acessada por notebooks, tablets e celulares.

Com conteúdos técnicos e comerciais, os cursos seguem uma trilha de aprendizagem já estipulada e voltada à capacitação completa de nossos parceiros. 

Os treinamentos contam ainda com fóruns de dúvidas, atividades avaliativas, videoaulas e apostilas, tudo de forma simples, intuitiva e com o suporte de nossa equipe de tutores.  

Todos os materiais didáticos podem ser baixados e certificados são disponibilizados após a conclusão dos cursos.

Leve a Blue Sol e toda a força da nossa marca para sua cidade, converse com a gente e peça nossa apresentação aqui embaixo no botão.