Projetos de geração de energia e eficiência energética através do uso de fontes renováveis acabam de ganhar novo fundo de financiamento no Brasil no valor de US$141,72 milhões.
A linha de crédito conjunta é resultado da parceria entre o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o banco de desenvolvimento alemão Kreditanstalt für Wiederaufbau (KfW).
O fundo irá apoiar projetos de uso das energias Solar, eólica, pequenas centrais hidrelétricas, bioenergia de resíduos, iluminação pública e cogeração na indústria, ajudando a contribuir para a mitigação das mudanças climáticas.
Segundo comunicado pelo BNDES, o fundo irá atender a crescente demanda no Brasil por financiamentos desse tipo de projetos, os quais irão ajudar a diversificar a matriz energética brasileira e promover a necessária economia de energia em tempos de escassez.
Essa nova linha do BNDES com o KfW visa a preservação do meio ambiente global no âmbito da DKTI (German Climate Technology Initiative, ou Iniciativa Alemã de Tecnologia Climática).
A DKTI é uma iniciativa conjunta do KfW e do Ministério Federal para a Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ), que tem como objetivo incentivar países emergentes e em desenvolvimento a investir em esforços voltados para o meio ambiente e para a proteção climática.
Não foram fornecidos mais detalhes sobre como os fundos serão alocados, porém, no último mês de novembro, o BNDES modificou as condições de financiamento para projetos de energia renovável em larga escala que competem nos leilões de energia reserva realizados pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), incluindo a participação máxima de 80%, independentemente da tecnologia.
O primeiro financiamento desse tipo foi atribuído a um projeto fotovoltaico, a usina solar de Pirapora, das empresas EDF Energies Nouvelles (EDF EN) e Canadian Solar, com 150 Megawatts de potência e localizada no estado de Minas Gerais.
A usina utiliza equipamentos fabricados no Brasil pela Canadian Solar, através de sua fábrica instalada no estado de São Paulo.