Volume de Instalações é Surpreendente, diz Fabricante de Placas Solares

Volume de Instalações é Surpreendente, diz Fabricante de Placas Solares
4.3 (86.67%) 6 votes

O crescimento da energia solar no mundo já é um fato conhecido por qualquer um que acompanha as notícias do setor elétrico mundial, porém, de acordo com o CEO de uma das grandes fabricantes de painéis solares do mundo, esse crescimento é maior do que as pessoas podem imaginar.

O depoimento foi dado por Steve O’Neil, diretor executivo de uma fabricante norueguesa de módulos fotovoltaicos (conhecidos popularmente como placas solares) em entrevista para o canal americano de notícias de negócio CNBC, na última sexta-feira, dia 15 de setembro.

Segundo O’Neil, a energia solar está crescendo de forma exponencial e vem cada vez mais se tornando a fonte chave para suprir as demandas energéticas mundiais, através de uma energia limpa e renovável.

“Uma coisa que eu acho que as pessoas ainda não se deram conta é que a solar está crescendo exponencialmente, a cada dois anos o número de instalações dobra e isso está acontecendo no mundo neste exato momento” declarou o CEO durante a entrevista.

Além disso, ele acrescenta que, se levarmos em consideração que a energia solar responde, hoje, por apenas 2% de toda a energia gerada no planeta, o campo para expansão da tecnologia e seu mercado é imenso.

Uma das razões para esse forte crescimento, segundo ele, são os preços cada vez menores e competitivos dessa tecnologia, os quais continuarão caindo, garante o CEO, devido ao ganho em escala da tecnologia e avanços em sua fabricação.

“Não existe dúvida que os preços continuarão caindo. Agora, em todo o mundo, o custo da energia solar é de cerca de 8 centavos o quilowatt-hora. Esse valor é 70% mais barato do que aquele praticado em 2010, e esses custos continuarão caindo conforme nós desenvolvemos a tecnologia”, declarou O’Neil.

De acordo com o CEO, a empresa, que conta com linhas de montagem na Noruega e em Singapura, deverá atingir esse ano a marca de 30 milhões de placas fabricadas, e mira agora em projetos de usinas solares flutuantes, o qual ele diz ser uma tendência nos projetos de geração centralizada e que podem desempenhar um papel importante nesta expansão da tecnologia.

“A solar pode ser implantada em qualquer lugar. Ela é totalmente escalável e rápida de aplicar. Você pode instalá-la em um telhado, no solo ou na água, e isso é apenas uma das vantagens da energia solar fotovoltaica”, finaliza o executivo.

 

 

Recomendamos para Você:

Analista de Marketing
Redator e Tradutor