Bancos Esperam Aumento no Financiamento de Energia Solar no Brasil em 2021

É fato que muitos brasileiros ainda não possuem o seu painel solar apenas por não terem disponível o capital inicial necessário para o projeto.

De acordo com a pesquisa do ano passado feita entre Ibope e Abraceel, nove em cada dez pessoas afirmaram que desejam gerar a própria energia elétrica.

Atraídos por esse mercado em expansão no Brasil, bancos públicos e privados logo começaram a disponibilizar linhas de crédito exclusivas para esses projetos.

Não demorou para que os financiamentos, que contam com taxas e prazos atrativos, se tornassem um dos métodos mais utilizados para a compra e instalação do kit de energia solar.

Segundo o último estudo sobre geração solar distribuída feito pela empresa Greener, 75% das empresas consultadas efetuaram ao menos uma venda via financiamento em 2020.

Agora, com a retomada gradual do mercado, grandes instituições financeiras do país já esperam um aumento na operação de suas linhas de crédito voltadas a projetos renováveis em 2021.

Entre elas estão o Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Santander e Caixa, conforme mostrou a reportagem divulgada pelo Canal Solar.

O mercado de maior potencial é o consumidores residenciais, que estão aproveitando a facilidade para finalmente se libertar dos altos preços das distribuidoras e escapar dos novos aumentos da energia dos próximos anos.

Entre os financiamentos realizados em 2020 pelo FNE Sol, uma das maiores linhas de crédito para sistemas fotovoltaicos, R$112,9 milhões foram destinados apenas a projetos de energia solar residencial.

Com a facilidade do financiamento, a queda dos preços da tecnologia e a abundância de sol em todo o país, as previsões são de novo crescimento para a energia solar no Brasil em 2021.

Segundo a ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), a projeção é que a energia solar distribuída cresça 90% neste ano, passando de 4,4 Gigawatts para 8,3 GW.

Para quem já atua ou busca atuar no setor, está também é uma ótima perspectiva de novas oportunidades e ganhos financeiros, com 147 mil novos postos de trabalho esperados para 2021.

As milhares de vagas a cada ano também tornam o mercado cada vez mais carente por novos profissionais capacitados através de cursos técnicos.

Assim, crescem também as ofertas de cursos em energia fotovoltaica, que podem ser presenciais ou 100% on-line, para quem prefere estudar com segurança em casa.

A Blue Sol, empresa pioneira no mercado solar brasileiro, é referência em cursos técnicos e responsável pela capacitação de mais de 18 mil profissionais.

Clique no botão abaixo e conheça todas as opções de cursos oferecidas:

instalador fotovoltaico