Além do grande número de vagas, o setor brasileiro de energia solar fotovoltaica também está gerando empregos de qualidade e boas oportunidades para os profissionais qualificados.
Segundo levantamento feito pela ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), a média da remuneração mensal dos trabalhadores está acima de dois salários mínimos.
Conforme informa a associação, os postos de trabalho na cadeia de valor solar recebem profissionais de formação técnica e superior, com salários acima do patamar médio brasileiro.
No segmento de Geração Distribuída (GD), o de maior crescimento no país com mais de 4,1 Gigawatts instalados, as vagas estão distribuídas entre vendedores, projetistas e instaladores.
Enquanto o cargo de projetista exige nível superior para assinatura dos projetos, para trabalhar como instalador basta que o profissional adquira uma certificação através de cursos técnicos, que podem ser realizados de forma on-line ou presencial.
Assim como em qualquer outro mercado, as melhores oportunidades do setor solar se apresentam para os profissionais mais qualificados e o aperfeiçoamento técnico deve ser constante.
O trabalho traz resultados bem atrativos, com os instaladores e projetistas mais preparados ganhando até R$5 mil e R$8 mil, respectivamente, por projeto.
Com 47 mil novas vagas criadas apenas no primeiro semestre de 2020, o setor solar provou mais uma vez ser um mercado sólido e promissor para trabalhadores brasileiros.
Até 2030, poderão ser até 900 mil novos postos de trabalho somente em GD, de acordo com o cálculo baseado na projeção do segmento feita pela EPE (Empresa de Pesquisa Energética) no seu último Plano Decenal de Expansão de Energia Elétrica (PDE 2030).
Para quem está em busca de sucesso profissional e quer aproveitar o crescimento do setor solar, o primeiro passo é um só: capacitação técnica.
A oferta de cursos em energia fotovoltaica é grande no país, mas o interessado deve estar atento à qualidade das escolas e a sua reputação no mercado.
Com mais de 11 anos de atuação, a Blue Sol é pioneira no mercado solar brasileiro e referência em cursos técnicos, sendo responsável pela capacitação de mais de 18 mil profissionais.
Clique no botão abaixo e conheça todas as opções de cursos oferecidas: