Mercado de Energia Solar É Lugar Certo Para Quem Quer Trabalhar ou Empreender no Brasil

Mercado de Energia Solar É Lugar Certo Para Quem Quer Trabalhar ou Empreender no Brasil
5 (100%) 1 vote

Com o forte crescimento dos últimos anos e as boas perspectivas trazidas por investimentos anunciados, o mercado de energia solar fotovoltaica é cada vez mais a aposta de profissionais que desejam atuar ou empreender.

Seus números são expressivos e multiplicam-se rápido: em janeiro o país havia atingido o primeiro gigawatt (GW) instalado e operacional de sua história, no meio de junho, já eram 500 Megawatts (MW) a mais. 

Esse número compreende tanto as grandes usinas solares instaladas, principalmente, no Nordeste, quanto os micro e minigeradores que se espalham nas casas, empresas, agronegócios e demais empreendimentos do país.

Por sinal, somente esses sistemas de geração distribuída já eram responsáveis pela geração de 300 Megawatts de energia limpa até o começo de julho.

Isso tudo, no entanto, é apenas o começo de uma transição que se iniciou em nosso país, onde a tecnologia fotovoltaica ganha espaço em projetos centralizados e leva uma solução de economia e segurança ao consumidores brasileiros.

Estima-se que o Brasil irá fechar 2018 com 2,4 GW instalados da fotovoltaica, até 2021 serão mais novos 574 MW e em 2022 mais 806,7 MW, fruto dos projetos vencedores dos últimos leilões A-4 que deverão entrar em operação e que somam R$7,2 Bilhões em investimentos.

Já a geração distribuída, que atualmente compreende um público de atuais 32.982 mil consumidores, deverá chegar em 2024 com 886.700 deles, segundo as estimativas oficiais da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica)

Força de Trabalho

Para que o país alcance essas projeções, além de muito sol que ele já tem, será preciso também muita mão de obra qualificada no mercado.

Segundo cálculo da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), para cada novo megawatt instalado são criadas entre 25 a 30 vagas de trabalho, ou seja, no mínimo 34.500 novos postos de trabalho até 2022.

Para engenheiros e profissionais técnicos da área elétrica, este é um verdadeiro leque de oportunidades a serem aproveitadas na elaboração e instalação desses projetos.

Para empresários e empreendedores, o mercado de geração distribuída oferece campo seguro para a implantação de negócios e empresas que visam atender os milhões de consumidores ávidos pelos sistemas fotovoltaicos.

A capacitação na área fotovoltaica, entretanto, é essencial para os profissionais que desejam lidar com essa nova tecnologia, além de crucial para que o setor cresça de forma produtiva e segura.

Workshop Solar

Com mais de 8 anos de atuação no mercado, a Blue Sol Energia Solar é responsável pela capacitação de mais de 10 mil alunos e parceiros e conta com um portfólio com mais de mil sistemas instalados no Brasil.

Todos os anos, a empresa promove o seu Workshop de Empreendedorismo em Energia Solar, um evento 100% online e gratuito que visa preparar novos profissionais para atuar no mercado de energia solar brasileiro.

No workshop são apresentados os fundamentos imprescindíveis do setor, quem são os clientes da tecnologia e quais os modelos de negócio possíveis de se adotar, além de estimativas de renda.  

O Workshop de Empreendedorismo em Energia Solar 2018 começa no dia 1 de agosto. Se você é um dos profissionais visados pelo setor, se inscreva abaixo e veja as oportunidades que o mercado de energia solar tem para você:

workshop em energia solar

Recomendamos para Você:

Analista de Marketing
Redator e Tradutor