Negócio Sustentável E Lucrativo? 10 Motivos Para Escolher Energia Solar

negócio sustentável e lucrativo

Um negócio sustentável e lucrativo que está em crescimento acelerado e tem alto potencial de mercado, a energia solar representa sustentabilidade, economia e o futuro da geração de energia elétrica no mundo. No Brasil, o faturamento de franquias solares alcança um milhão já no primeiro ano de funcionamento.

De acordo com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), o consumo de eletricidade no Brasil deve crescer aproximadamente 4,2% em 2020, na comparação com 2019. 

O principal motivo, segundo a CCEE, é o reaquecimento da economia nacional e a projeção positiva para o crescimento do PIB deste ano.

Por outro lado, o nível de abastecimento das hidrelétricas está cada vez menor, o consumidor está mais atento ao consumo sustentável e a energia solar entra como a solução para muitas residências, empresas e até kits de energia solar rural.

Uma prova? Em 2018 foram 35.230 mil novos sistemas solares instalados. 

Em 2019 o número de novas instalações no ano saltou para exatos 113.843 mil.

Energia limpa, economia para os consumidores e mais 10 motivos para você ter seu negócio no setor de energia solar! 

 

# 1 Negócio sustentável e lucrativo para uma franquia de energia solar 

 

No quesito sustentabilidade, a produção de energia a partir do sol é abundante, inesgotável e não há riscos de racionamentos, como já aconteceu no Brasil, causados pelo baixo nível dos reservatórios em hidrelétricas. 

Você vai ter uma empresa alinhada com as tendências de consumo sustentável e vai proporcionar a solução para gerar energia 100% limpa e sem promover alterações climáticas. 

E por que franquias? 

As franquias de energia solar são uma das grandes responsáveis por divulgar e fortalecer o mercado.

A aceitação no mercado já alcançou números surpreendentes e os brasileiros estão cada vez mais conscientes dos benefícios e do funcionamento da energia fotovoltaica para casas e empresas. 

Começar no setor solar pode ter vários caminhos, mas iniciar com uma equipe de especialistas em sistemas fotovoltaicos On-Grid (conectados à rede) faz toda a diferença para a qualidade dos projetos e da instalação dos módulos. 

Um exemplo de um franqueado Blue Sol pode servir para mostrar o faturamento alcançado já no primeiro ano de funcionamento da franquia. 

Olha o resultado do José Guilherme! 

 

#2  Geração de energia limpa por mais de 25 anos

 

Um dos vários benefícios da energia solar é que o sistema tem durabilidade para mais de 25 anos produzindo energia limpa. 

Quem adquire um sistema fotovoltaico tem baixa manutenção nos painéis e o retorno do investimento fica em torno de 3 a 5 anos. 

Não vai ter produção e nem emissão de poluentes decorrente da geração de energia solar, como por exemplo o CO². 

 

#3 Redução de 95% da conta de energia elétrica 

 

Segundo uma pesquisa da Greener, a redução da conta de energia no final do mês é o principal motivo dos brasileiros para a instalação de um sistema solar. 

Pra você entender melhor como esse processo funciona, aconteceu assim: 

Em 2012 a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) deu início ao Marco da Energia Solar no Brasil com a publicação da Resolução Normativa 482

Essa resolução definiu as regras para que os consumidores, tanto Pessoa Física ou Jurídica, pudessem produzir sua própria energia. 

A chamada geração distribuída possibilitou o que conhecemos hoje como sistema de compensação de Energia Elétrica. 

Esse sistema é responsável por deixar a conta de energia mais barata. 

 

E como funciona a energia solar?  

 

Primeiro é instalado o sistema solar no telhado✅

Toda energia gerada e não consumida é então direcionada para a concessionária da região ✅

Depois, a concessionária devolve a energia que você “emprestou”, por não ter consumido no momento da geração, em forma de créditos na sua conta de luz  ✅

Quando não há produção de energia solar, a noite por exemplo, você usa a rede da concessionária.

Esses créditos são compensados e ainda podem ser utilizados por até 5 anos para aqueles dias que o sol resolveu não aparecer.

Um vídeo exemplificando a tecnologia na prática 👇

Inclusive, é uma das melhores abordagens para propaganda da energia solar. 

 

 

#4 Linhas de financiamento para instalação de energia solar

 

Outro fator que prova o potencial de mercado e de investimento em energia solar são as várias linhas de financiamento especialmente criadas para compra e instalação de sistemas solares residenciais e comerciais. 

Praticamente todos os bancos no Brasil já possuem essas linhas de crédito. 

Aqui no blog temos até um Guia completo: Financiamento de Energia Solar: As 9 Melhores Linhas Para Você Obter o Melhor Retorno Financeiro Com o Seu Sistema

O financiamento do sistema também é um dos motivos responsáveis pelo crescimento acelerado no número de instalações a cada ano. 

Só no 3º trimestre de 2019, os sistemas residenciais e comerciais representavam 79% de toda a potência conectada à rede, segundo o relatório da Greener.  

 

negócio sustentável e lucrativo

 

E por falar em franquias, as marcas reconhecidas no mercado fotovoltaico já possuem parcerias com bancos e oferecem condições e taxas de financiamento exclusivas para seus clientes.

As condições também se estendem aos franqueados.

 

#5 Tendência de consumo por serviços e produtos sustentáveis 

 

Se você é empresário e está percebendo as novas tendências, então provavelmente já notou que o consumidor está mais atento ao consumo consciente e preferindo produtos e serviços mais sustentáveis. 

Isso é sempre importante do ponto de vista de um estudo preliminar de mercado e do seu perfil de cliente. 

Em uma pesquisa realizada pelo Instituto Akatu entre os mais conscientes, 24% têm mais de 65 anos, 52% são da classe A e B e 40% possuem ensino superior. 

Agora pense na relação com o seu perfil de cliente? Aquele que vê o valor e a viabilidade de instalar um sistema solar na sua casa ou empresa. 

Além disso, é um negócio sustentável e lucrativo para atender também às próximas gerações. 

E isso são dados e estimativas já projetadas por várias empresas e instituições, como o Sebrae e a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR). 

Um estudo realizado pelo Sebrae sobre a cadeia de valor da energia solar fotovoltaica no Brasil reforça ainda mais o futuro da produção energética no Brasil. 

A tendência é de que a energia fotovoltaica passe de fonte com menor representatividade na matriz em 2012 para a fonte com a maior representatividade em 2040. 

Em apenas 20 anos você pode fazer parte de um dos setores que mais cresceram no Brasil e o mundo. 

A pesquisa do instituto Akatu mostra um ranking de preferências do consumidor no Brasil. 

Entre os 10 maiores desejos dos brasileiros, 7 seguem linhas de sustentabilidade e consumo mais consciente. 

E estão no ranking desejos como “reduzir o impacto da geração de energia” assim como “água limpa, preservando fontes”. 

 

#6 Crescimento do setor de energia solar  

 

Qual outro setor de produtos e serviços é um negócio sustentável e lucrativo e que registrou um crescimento médio de 200% no Brasil? 

A energia solar tem os melhores dados para qualquer empresário tomar sua decisão de investimento mais segura. 

Você vai ver agora os dados mais atualizados do setor, a começar pelas projeções para o ano de 2020, segundo a ABSOLAR. 

negócio sustentável e lucrativo energia solar

Para quem ainda não está familiarizado com os termos, para entrar no setor vendendo um sistema solar que vai reduzir a conta de energia, o foco vai ser em micro e minigeração distribuída. 

potencia instalada 2020

 

negócio sustentável e lucrativo

Você pode abrir sua franquia de energia solar nos estados onde a tecnologia já bate recordes ou expandir em estados com menos competitividade. 

Até porque, mesmo com o crescimento acelerado, o território brasileiro tem muita capacidade de geração de energia fotovoltaica e com alto potencial ainda inexplorado. 

ranking estadual de energia solarsolare

#7 Inflação do Setor Energético 

 

A Aneel é a responsável por cobrir os custos operacionais das empresas que prestam serviço de distribuição de energia. 

A tarifa de energia que você paga mensalmente é calculada levando em conta:

  • Os custos das empresas para produzir energia;

 

  • Sua emissão e distribuição para as unidades consumidoras;

 

  • E também considera os encargos setoriais. 

E tem mais! Nesta conta ainda são cobrados os impostos federais (PIS/Cofins), Estaduais (ICMS) e os municipais, como a contribuição para iluminação pública. 

E se essas taxas só aumentam nos últimos 10 anos, qual é a tendência para os próximos 10? 

Os reajustes que foram feitos na tarifa média residencial, segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Ilumina, foram 50% maiores do que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) entre anos de 1995 e 2017. 

Sem contar o impacto ainda maior para os empresários com pequenas indústrias,  para eles, o reajuste ficou 130% acima da inflação.

Roberto D’Araújo, diretor do Ilumina explica que “a quantidade de encargos é enorme e isso tem reflexo no custo da energia alto em todo Brasil”. 

A Aneel aprovou em agosto de 2018 o aumento médio de 10% a 30% nas tarifas de energia elétrica em vários Estados! 

O que poderia ser uma redução de custos de 10% a 30% com atitudes mais ecológicas e econômicas, vai ser compensado pelo aumento da tarifa.

 

#8 Suporte em engenharia, marketing, logística e vendas 

 

A instalação de um sistema de energia fotovoltaica residencial, por exemplo, precisa passar pela visita técnica, elaboração do projeto e pela instalação dos componentes que vai garantir produção de energia pelos próximos 25 anos. 

Optando pelo modelo de franquias, todo o suporte necessário para criar e oferecer as melhores opções para seu clientes já estarão a sua disposição. 

Na Blue Sol, a equipe de engenharia realiza o apoio direto ao franqueado.  

Uma equipe com experiência em mais de 33 distribuidoras de energia e mais de 2.700 projetos instalados.

Você pode conhecer todo o suporte de uma franquia Blue Sol aqui: Como Abrir Empresa De Energia Solar Com Suporte Em Vendas, Marketing, Logística, Engenharia e Treinamento

#9  Iniciar no setor com uma marca conhecida 

 

De todos os motivos para investir em um negócio no modelo de franquias, este é um dos mais relevantes. 

É totalmente diferente de começar um negócio próprio do zero. 

Quando uma marca ingressa no modelo de franquia ela tem, pelo menos, dois pilares de negócio já bem estáveis. 

Um deles é a marca já conhecida e forte no mercado e o outro são as projeções sólidas de custos, faturamento e percentual de lucro. 

São marcas já aceitas no mercado e trazem muito mais segurança de investimento, especialmente para uma tecnologia nova e com tanto potencial de crescimento como a energia solar. 

Pra quem realmente quer ter sucesso em um negócio sustentável e lucrativo, a energia solar pode expandir em vários modelos de franquias e planos de negócio de acordo com o perfil de cada cidade. 

Todos os testes de mercado já foram realizados e o plano de negócio possui exatamente a estratégia que mais funciona para seu setor, seu perfil de cliente e para gestão da sua franquia. 

E pra fechar os bons motivos que colocam a energia solar no topo do ranking de um negócio sustentável e lucrativo, vale a pena saber qual o investimento. 

Selecionamos um plano de negócio de uma franquia Blue Sol para cidade com até 300 mil habitantes. 

 

#10 Investimento em franquia de energia solar a partir de 100 mil 

 

As franquias Blue Sol possuem perfis diferentes de acordo com cada investidor e, principalmente, com o potencial local de cada cidade. 

Uma versão inicial é a enxuta para cidades com até 300 mil habitantes, nela estão inclusos: 

Taxa de Franquia  ✔️

Custos Abertura Empresa ✔️

Escritório ✔️

Hardware, Software e Periféricos ✔️

Ferramentas, EPI, EPC ✔️

Uniformes ✔️

Veículo ✔️

Marketing de Inauguração ✔️

 

Plano previsto nestas condições 

 

Venda total no primeiro ano:  R$ 1.520.126,00

Receita de Serviço: R$ 307.964,00

Retorno do investimento: 21 meses

Taxa interna de retorno (média nos 5 anos): 78.50%

 

Projeções de vendas anual para um negócio lucrativo

 

Primeiro ano: R$ 1.520.126,00 milhões;

Segundo ano: R$ 2.289.903,00 milhões;

Terceiro ano: R$ 2.434.416,00 milhões;

Quer conhecer os outros tipos de plano para cada perfil de cidade?

A Blue Sol pode te mostrar como a energia solar pode ser a alternativa mais sustentável e lucrativa para sua cidade. Peça uma apresentação aqui no botão!

negócio lucrativo e sustentável


O que achou do artigo? Deixe suas dúvidas nos comentários que logo respondemos!

O que achou?