Um negócio sustentável e lucrativo que está em crescimento acelerado e tem alto potencial de mercado, a energia solar representa sustentabilidade, economia e o futuro da geração de energia elétrica no mundo. No Brasil, o faturamento de franquias solares alcança um milhão já no primeiro ano de funcionamento.
De acordo com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), o consumo de eletricidade no Brasil deve crescer aproximadamente 4,2% em 2020, na comparação com 2019.
O principal motivo, segundo a CCEE, é o reaquecimento da economia nacional e a projeção positiva para o crescimento do PIB deste ano.
Por outro lado, o nível de abastecimento das hidrelétricas está cada vez menor, o consumidor está mais atento ao consumo sustentável e a energia solar entra como a solução para muitas residências, empresas e até kits de energia solar rural.
Uma prova? Em 2018 foram 35.230 mil novos sistemas solares instalados.
Em 2019 o número de novas instalações no ano saltou para exatos 113.843 mil.
Energia limpa, economia para os consumidores e mais 10 motivos para você ter seu negócio no setor de energia solar!
# 1 Negócio sustentável e lucrativo para uma franquia de energia solar
No quesito sustentabilidade, a produção de energia a partir do sol é abundante, inesgotável e não há riscos de racionamentos, como já aconteceu no Brasil, causados pelo baixo nível dos reservatórios em hidrelétricas.
Você vai ter uma empresa alinhada com as tendências de consumo sustentável e vai proporcionar a solução para gerar energia 100% limpa e sem promover alterações climáticas.
E por que franquias?
As franquias de energia solar são uma das grandes responsáveis por divulgar e fortalecer o mercado.
A aceitação no mercado já alcançou números surpreendentes e os brasileiros estão cada vez mais conscientes dos benefícios e do funcionamento da energia fotovoltaica para casas e empresas.
Começar no setor solar pode ter vários caminhos, mas iniciar com uma equipe de especialistas em sistemas fotovoltaicos On-Grid (conectados à rede) faz toda a diferença para a qualidade dos projetos e da instalação dos módulos.
Um exemplo de um franqueado Blue Sol pode servir para mostrar o faturamento alcançado já no primeiro ano de funcionamento da franquia.
Olha o resultado do José Guilherme!
#2 Geração de energia limpa por mais de 25 anos
Um dos vários benefícios da energia solar é que o sistema tem durabilidade para mais de 25 anos produzindo energia limpa.
Quem adquire um sistema fotovoltaico tem baixa manutenção nos painéis e o retorno do investimento fica em torno de 3 a 5 anos.
Não vai ter produção e nem emissão de poluentes decorrente da geração de energia solar, como por exemplo o CO².
#3 Redução de 95% da conta de energia elétrica
Segundo uma pesquisa da Greener, a redução da conta de energia no final do mês é o principal motivo dos brasileiros para a instalação de um sistema solar.
Pra você entender melhor como esse processo funciona, aconteceu assim:
Em 2012 a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) deu início ao Marco da Energia Solar no Brasil com a publicação da Resolução Normativa 482.
Essa resolução definiu as regras para que os consumidores, tanto Pessoa Física ou Jurídica, pudessem produzir sua própria energia.
A chamada geração distribuída possibilitou o que conhecemos hoje como sistema de compensação de Energia Elétrica.
Esse sistema é responsável por deixar a conta de energia mais barata.
E como funciona a energia solar?
Primeiro é instalado o sistema solar no telhado✅
Toda energia gerada e não consumida é então direcionada para a concessionária da região ✅
Depois, a concessionária devolve a energia que você “emprestou”, por não ter consumido no momento da geração, em forma de créditos na sua conta de luz ✅
Quando não há produção de energia solar, a noite por exemplo, você usa a rede da concessionária.
Esses créditos são compensados e ainda podem ser utilizados por até 5 anos para aqueles dias que o sol resolveu não aparecer.
Um vídeo exemplificando a tecnologia na prática 👇
Inclusive, é uma das melhores abordagens para propaganda da energia solar.
#4 Linhas de financiamento para instalação de energia solar
Outro fator que prova o potencial de mercado e de investimento em energia solar são as várias linhas de financiamento especialmente criadas para compra e instalação de sistemas solares residenciais e comerciais.
Praticamente todos os bancos no Brasil já possuem essas linhas de crédito.
Aqui no blog temos até um Guia completo: Financiamento de Energia Solar: As 9 Melhores Linhas Para Você Obter o Melhor Retorno Financeiro Com o Seu Sistema
O financiamento do sistema também é um dos motivos responsáveis pelo crescimento acelerado no número de instalações a cada ano.
Só no 3º trimestre de 2019, os sistemas residenciais e comerciais representavam 79% de toda a potência conectada à rede, segundo o relatório da Greener.
E por falar em franquias, as marcas reconhecidas no mercado fotovoltaico já possuem parcerias com bancos e oferecem condições e taxas de financiamento exclusivas para seus clientes.
As condições também se estendem aos franqueados.
#5 Tendência de consumo por serviços e produtos sustentáveis
Se você é empresário e está percebendo as novas tendências, então provavelmente já notou que o consumidor está mais atento ao consumo consciente e preferindo produtos e serviços mais sustentáveis.
Isso é sempre importante do ponto de vista de um estudo preliminar de mercado e do seu perfil de cliente.
Em uma pesquisa realizada pelo Instituto Akatu entre os mais conscientes, 24% têm mais de 65 anos, 52% são da classe A e B e 40% possuem ensino superior.
Agora pense na relação com o seu perfil de cliente? Aquele que vê o valor e a viabilidade de instalar um sistema solar na sua casa ou empresa.
Além disso, é um negócio sustentável e lucrativo para atender também às próximas gerações.
E isso são dados e estimativas já projetadas por várias empresas e instituições, como o Sebrae e a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR).
Um estudo realizado pelo Sebrae sobre a cadeia de valor da energia solar fotovoltaica no Brasil reforça ainda mais o futuro da produção energética no Brasil.
A tendência é de que a energia fotovoltaica passe de fonte com menor representatividade na matriz em 2012 para a fonte com a maior representatividade em 2040.
Em apenas 20 anos você pode fazer parte de um dos setores que mais cresceram no Brasil e o mundo.
A pesquisa do instituto Akatu mostra um ranking de preferências do consumidor no Brasil.
Entre os 10 maiores desejos dos brasileiros, 7 seguem linhas de sustentabilidade e consumo mais consciente.
E estão no ranking desejos como “reduzir o impacto da geração de energia” assim como “água limpa, preservando fontes”.
#6 Crescimento do setor de energia solar
Qual outro setor de produtos e serviços é um negócio sustentável e lucrativo e que registrou um crescimento médio de 200% no Brasil?
A energia solar tem os melhores dados para qualquer empresário tomar sua decisão de investimento mais segura.
Você vai ver agora os dados mais atualizados do setor, a começar pelas projeções para o ano de 2020, segundo a ABSOLAR.
Para quem ainda não está familiarizado com os termos, para entrar no setor vendendo um sistema solar que vai reduzir a conta de energia, o foco vai ser em micro e minigeração distribuída.
Você pode abrir sua franquia de energia solar nos estados onde a tecnologia já bate recordes ou expandir em estados com menos competitividade.
Até porque, mesmo com o crescimento acelerado, o território brasileiro tem muita capacidade de geração de energia fotovoltaica e com alto potencial ainda inexplorado.
#7 Inflação do Setor Energético
A Aneel é a responsável por cobrir os custos operacionais das empresas que prestam serviço de distribuição de energia.
A tarifa de energia que você paga mensalmente é calculada levando em conta:
- Os custos das empresas para produzir energia;
- Sua emissão e distribuição para as unidades consumidoras;
- E também considera os encargos setoriais.
E tem mais! Nesta conta ainda são cobrados os impostos federais (PIS/Cofins), Estaduais (ICMS) e os municipais, como a contribuição para iluminação pública.
E se essas taxas só aumentam nos últimos 10 anos, qual é a tendência para os próximos 10?
Os reajustes que foram feitos na tarifa média residencial, segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Ilumina, foram 50% maiores do que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) entre anos de 1995 e 2017.
Sem contar o impacto ainda maior para os empresários com pequenas indústrias, para eles, o reajuste ficou 130% acima da inflação.
Roberto D’Araújo, diretor do Ilumina explica que “a quantidade de encargos é enorme e isso tem reflexo no custo da energia alto em todo Brasil”.
A Aneel aprovou em agosto de 2018 o aumento médio de 10% a 30% nas tarifas de energia elétrica em vários Estados!
O que poderia ser uma redução de custos de 10% a 30% com atitudes mais ecológicas e econômicas, vai ser compensado pelo aumento da tarifa.
#8 Suporte em engenharia, marketing, logística e vendas
A instalação de um sistema de energia fotovoltaica residencial, por exemplo, precisa passar pela visita técnica, elaboração do projeto e pela instalação dos componentes que vai garantir produção de energia pelos próximos 25 anos.
Optando pelo modelo de franquias, todo o suporte necessário para criar e oferecer as melhores opções para seu clientes já estarão a sua disposição.
Na Blue Sol, a equipe de engenharia realiza o apoio direto ao franqueado.
Uma equipe com experiência em mais de 33 distribuidoras de energia e mais de 2.700 projetos instalados.
Você pode conhecer todo o suporte de uma franquia Blue Sol aqui: Como Abrir Empresa De Energia Solar Com Suporte Em Vendas, Marketing, Logística, Engenharia e Treinamento
#9 Iniciar no setor com uma marca conhecida
De todos os motivos para investir em um negócio no modelo de franquias, este é um dos mais relevantes.
É totalmente diferente de começar um negócio próprio do zero.
Quando uma marca ingressa no modelo de franquia ela tem, pelo menos, dois pilares de negócio já bem estáveis.
Um deles é a marca já conhecida e forte no mercado e o outro são as projeções sólidas de custos, faturamento e percentual de lucro.
São marcas já aceitas no mercado e trazem muito mais segurança de investimento, especialmente para uma tecnologia nova e com tanto potencial de crescimento como a energia solar.
Pra quem realmente quer ter sucesso em um negócio sustentável e lucrativo, a energia solar pode expandir em vários modelos de franquias e planos de negócio de acordo com o perfil de cada cidade.
Todos os testes de mercado já foram realizados e o plano de negócio possui exatamente a estratégia que mais funciona para seu setor, seu perfil de cliente e para gestão da sua franquia.
E pra fechar os bons motivos que colocam a energia solar no topo do ranking de um negócio sustentável e lucrativo, vale a pena saber qual o investimento.
Selecionamos um plano de negócio de uma franquia Blue Sol para cidade com até 300 mil habitantes.
#10 Investimento em franquia de energia solar a partir de 100 mil
As franquias Blue Sol possuem perfis diferentes de acordo com cada investidor e, principalmente, com o potencial local de cada cidade.
Uma versão inicial é a enxuta para cidades com até 300 mil habitantes, nela estão inclusos:
Taxa de Franquia ✔️
Custos Abertura Empresa ✔️
Escritório ✔️
Hardware, Software e Periféricos ✔️
Ferramentas, EPI, EPC ✔️
Uniformes ✔️
Veículo ✔️
Marketing de Inauguração ✔️
Plano previsto nestas condições
Venda total no primeiro ano: R$ 1.520.126,00
Receita de Serviço: R$ 307.964,00
Retorno do investimento: 21 meses
Taxa interna de retorno (média nos 5 anos): 78.50%
Projeções de vendas anual para um negócio lucrativo
Primeiro ano: R$ 1.520.126,00 milhões;
Segundo ano: R$ 2.289.903,00 milhões;
Terceiro ano: R$ 2.434.416,00 milhões;
Quer conhecer os outros tipos de plano para cada perfil de cidade?
A Blue Sol pode te mostrar como a energia solar pode ser a alternativa mais sustentável e lucrativa para sua cidade. Peça uma apresentação aqui no botão!
O que achou do artigo? Deixe suas dúvidas nos comentários que logo respondemos!