Gerar energia elétrica de forma limpa tornou-se uma questão chave para os países do mundo que, pressionados por uma descarbonização de seus setores elétricos, buscam tecnologias sustentáveis, porém com preços competitivos.
É nesse cenário que a energia solar, considerada a fonte de energia renovável de maior potencial no planeta, avança através da tecnologia fotovoltaica, que converte a luz do sol diretamente em energia elétrica.
Com a expansão e aperfeiçoamento das placas solares nos últimos anos, a energia fotovoltaica já é, em alguns países, a forma mais barata de geração elétrica, superando até mesmo os tradicionais e poluentes combustíveis fósseis.
Com isso, o crescimento anual da solar vem superando novos recordes a cada ano. Segundo o estudo mais recente da Agência Internacional de Energia Renovável (International Renewable Energy Agency ou IRENA, na sigla em inglês), a potência acumulada mundial de energia solar fotovoltaica alcançou a marca de 480,3 gigawatts (GW) ao final de 2018.
Entre as regiões do mundo com maior uso das placas solares estão a Ásia, que detém 274,6 GW, seguida pela Europa, com 119,3 GW e América do Norte com 55,3 GW.
No geral, a capacidade global de renováveis global atingiu a marca de 2.351 GW no final do ano passado, o que representa cerca de um terço da capacidade total de geração de eletricidade instalada no mundo.
A maior parte dessa capacidade é proveniente de energia hidrelétrica, com 1.172 GW do total, enquanto a eólica e solar representam a maior parte do restante, sendo 564 GW de capacidade instalada da energia eólica, de acordo com a IRENA.
Mas, na atual corrida das energia limpas, a solar é quem deve subir ao pódio, segundo um estudo realizado pela Agência Internacional de Energia (International Energy Agency ou IEA, em inglês), que mostrou a fotovoltaica como líder da geração renovável mundial até 2040.
Confira, abaixo, a lista dos 5 países com maior potência acumulada de energia solar hoje no mundo:
#1 China – 175 GW
#2 Japão – 55,5 GW
#3 EUA – 49,6 GW
#4 Alemanha – 45,9 GW
#5 Índia – 26,8 GW