Por Que Investir em Energia Solar Hoje? 8 Motivos Para Empreendedores

por que investir em energia solar

Porque investir em energia solar é o futuro para a produção de energia elétrica mundialmente e uma realidade no Brasil. Para os empreendedores, as franquias são o modelo de negócio mais rentável e que registrou um dos maiores percentuais de  crescimento no Brasil. Confira todos agora!

Vamos partir de uma premissa: a de que todo o mundo precisa de energia elétrica!

Todo mundo consome energia elétrica e vai continuar consumindo para as próximas gerações.

E qual o problema? 

O abastecimento e fornecimento de energia por hidrelétricas é cada vez mais caro, mais poluente e com mais riscos de racionamento. 

Estudos da Bloomberg defendem que a energia solar fotovoltaica representará mais de 25% da matriz elétrica global já em 2040, ou seja, em menos de 20 anos.

O Brasil faz parte dos países que representam alto potencial de mercado para novos entrantes. 

Aqui vão os 8 motivos para investir hoje! 

 

#1 Por que investir em energia solar? Pelo crescimento acelerado do setor 

 

Um dado oficial do setor foi de 110.299 mil novas instalações realizadas apenas no de 2019! 

Exatos 211% a mais do que o número de novas instalações realizadas em 2018. 

São muitas estimativas e pesquisa ao redor do setor de energia fotovoltaica, especialmente no Brasil, um país com capacidade de geração de energia superior a muitos países que já figuram no Top 5 do ranking mundial de produção de energia solar. 

O potencial energético do Brasil de produzir energia fotovoltaica em relação à Alemanha,  um dos países no topo do ranking de potência instalada, é surpreendente.

A região mais ensolarada da Alemanha tem o índice de radiação solar 40% menor que o índice da região menos ensolarada do nosso Brasil.

Dá pra imaginar como serão as próximas décadas se o crescimento mantiver este ritmo frequente de crescimento? 

Não é atoa que instituições como Sebrae, Aneel, Fitch Solutions, Empresa de Pesquisa de Energia (EPE), Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), Bloomberg e Agência Internacional de Energia (IEA), todas já apresentaram relatórios e projeções do futuro da energia solar no Brasil e no Mundo. 

Dados e estimativas para investir em energia solar 

 

Um novo relatório divulgado pela empresa de pesquisa de mercado Fitch Solutions apontou o Brasil como um dos dois mercados de energia solar mais atrativos para investidores, você pode conferir a notícia completa aqui

Estudos da Bloomberg apontam que a energia solar fotovoltaica representará mais de 25% da matriz elétrica global já em 2040, ou seja, em menos de 20 anos.

Segundo a Agência Internacional de Energia (IEA), a energia solar fotovoltaica poderá representar um terço da produção global de energia elétrica do mundo até 2060.

Já em relação ao Brasil, a tendência é a energia fotovoltaica passar de fonte com menor  representatividade na matriz em 2016 para a fonte com a maior representatividade em 2040. 

Outra estimativa oficial é da Empresa de Pesquisa de Energia (EPE). 

Segundo ela, serão 1,35 milhão de consumidores com geradores solares até 2027. 

Estamos falando de cerca de duas década à frente, aos que querem dados para decidir por que investir em energia solar, as projeções são reais e superadas ano a ano. 

A pergunta é: se só em 7 anos a estimativa é de pouco mais de um milhão de brasileiros usando energia solar, imagine um negócio que fique para você, para seus filhos e seus netos? 

O mercado já está mais competitivo, quem investir em um marca de referência em energia solar no Brasil, já começa com os dois pés direito e explicamos o porquê  👇

 

#2 Porque o setor de franquias tem crescimento acima da média

 

O percentual de crescimento do setor de franquias é divulgado trimestralmente pela  Associação Brasileira de Franchising ( ABF). 

Nos seus últimos dados, o faturamento das franquias no Brasil passou de R$ 44,479 bilhões no 3º TRI de 2018 para 47,203 bilhões no 3º TRI de 2019. 

O presidente da ABF, André Friedheim, ainda explica: 

“Quando comparamos os terceiros trimestre de 2018 e 2019 verificamos uma aceleração expressiva. Em 2019, tivemos um quadro definido e perspectivas de medidas liberalizantes na economia, o que favorece muito a tomada de decisão de investimento”. 

Se mesmo em meio às retrações e crises econômicas do período o setor de franquias manteve seu crescimentos, os próximos anos prometem colocar as franquias em destaque para investimentos especialmente para serviços. 

As tendências de exclusividade e segmentação são também as responsáveis pelo sucesso do setor, os bons exemplos são esmalterias, escovarias, barbearias e lojas especializadas em serviços específicos com o máximo de qualidade. 

E quanto às franquias solares, elas foram as grandes responsáveis por aumentar a quantidade de empresas em cada estado do Brasil e popularizar o uso de painéis solares.

Levando conhecimento e educando o brasileiro sobre o funcionamento e benefícios do uso de energia fotovoltaica em casas e empresas. 

 

#3 Porque a tendência de consumo é sustentabilidade

 

Uma tendência mundial. 

O Brasil segue a mesma linha de perfil de consumo mais consciente e em busca de soluções mais “verdes” para o dia-a-dia. 

O ranking de preferências de consumo sustentável realizada pela Akatu, colocou “água limpa e preservando fontes” em terceiro lugar, atrás de “estilo de vida mais sustentável” e “alimentos  sustentáveis”. 

Segundo Helio Mattar, diretor-presidente do Instituto Akatu, a preocupação com a água pode ser reflexo da crise hídrica que se propagou em diferentes áreas do país, justificando o desejo pela “água limpa” em terceira posição no ranking.

E quando falamos que investir em energia solar é um legado para muitos anos, também consideramos as gerações e suas características de consumo. 

E adivinha o que esperar para as próximas décadas? 

Aqui vai um detalhamento de cada perfil e como a energia solar pode atender as necessidades das próximas gerações. 

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#4 Porque não precisa ser engenheiro para investir em energia solar 

 

Tem profissional de gestão, administração, executivo de vendas e outros empreendedores que veem na energia solar a oportunidade de uma mudança de rumo e de negócio realmente lucrativo e estável. 

Nada melhor do que contar a história do próprio fundador da Blue Sol.

Investiu o seu dinheiro em conhecimento, trouxe a ideia de energia solar para o Brasil após um período de pesquisa fora do país. 

Nelson Colaferro Jr. foi o precursor e um dos principais líderes da tecnologia fotovoltaica no Brasil. 

Seu olhar para a tecnologia foi realmente visionário e anterior à publicação da Resolução 482.

Pra quem não sabe, os brasileiros foram autorizados apenas em 2012 a produzir a própria energia elétrica a partir de fontes renováveis. 

Em 2009, Nelson foi em busca de outra área para empreender. 

Foi no exterior que ele viu a oportunidade do setor solar se expandir no Brasil. 

Ele explica: 

“Viajamos pelo mundo para conhecer as principais tendências do setor e visualizar o que estava ocorrendo no exterior. Concluímos que aquele grande movimento visto em outros países ocorreria cedo ou tarde no Brasil.  Então, decidimos investir todo o nosso tempo e nossas carreiras no negócio”. 

Veja a entrevista completa:  Blue Sol É Confiável? A Trajetória, Pioneirismo E Resultados Da Empresa

E para quem quer ver como um franqueado Blue Sol começou a sua história, só conferir rapidinho o faturamento do José Guilherme 👇

 

 

#5 Linhas de financiamento de energia solar

 

A energia solar já passou pela aceitação de mercado e tem muito brasileiro querendo reduzir a conta de energia elétrica em até 95%. 

Nos últimos anos ficou tudo mais fácil. 

Praticamente todos os bancos nacionais oferecem linhas de financiamento específicas para compra e instalação de energia solar residencial ou empresarial. 

Pra quem achava que energia solar “ é coisa de rico”, os números de novas instalações desde 2015 é o dado que prova os fatos e deixa essa crença no passado.

São mais de 70 opções de financiamento para energia solar disponíveis entre 26 bancos diferentes hoje no Brasil, segundo a  Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR).

Esse acesso ao crédito é um dos fatores que impulsionaram o segmento de energia solar distribuída nos últimos, assim como a contínua queda dos preços da tecnologia.

Foram R$ 5,1 bilhões em financiamentos de projetos fotovoltaicos em 2018.

Tudo de acordo com o mapeamento realizado pela ABSOLAR em parceria com a Clean Energy Latin America (CELA), sendo a maioria deles dentro do segmento distribuído.

Notícia completa: Financiamento É Opção Para Quem Deseja Economizar Com Energia Solar

 

#6 Porque você já ingressa com uma marca conhecida 

 

Todos os testes de mercado já foram realizados e o plano de negócio possui exatamente a estratégia que mais funciona para seu setor, seu perfil de cliente e para gestão da sua franquia. 

Aquele bom “Know How de sucesso” é um dos motivos por que investir em uma franquia.

Está na ponta do lápis como captar seu público, qual serviço será oferecido, as possibilidades de negócio e, especialmente, contar com produtos ou serviços que as pessoas já conhecem e desejam. 

Quando você tem em mãos “a fórmula que deu certo”, as chances de algo dar errado são muito menores do que para construir seu próprio negócio do zero. 

Lembra que contamos sobre a concorrência?

O mercado fotovoltaico On-grid (sistemas conectados à rede) teve um aumento de novos entrantes porque investir em energia solar também conta com facilidades como barreiras de entrada baixas e muitos empreendedores que conseguem começar com pouco. 

Por isso começar com uma marca que já é referência faz mais sentido diante de um mercado que requer conhecimento técnico e muita qualidade de equipamentos e instalação. 

 

#7 Porque as franquias já têm estratégias de marketing certeiras 

 

Outra grande vantagem é iniciar no setor solar sabendo para quem se fala e como se fala. 

Todo empreendedor que já se arriscou no seu próprio negócio sabe muito bem as barreiras de aceitação no mercado e as dificuldades de ajustar o marketing para atrair clientes. 

Sem contar as estratégias para se destacar no meio da concorrência. 

Essa é uma das melhores vantagens de investir no modelo de franquias, pois são planos de negócio que já funcionam e com marcas que já possuem força no mercado. 

Inclusive, 3 estratégias competitivas podem ser aplicadas especificamente para empresas de energia solar. 

Uma delas reflete o crescimento do número de franquias solares: a liderança por preço. 

Uma alternativa arriscada, segundo o José Colaferro, sócio diretor da Blue Sol.

Ele comenta que “a única forma de vencer em custos é na escala, então se você tiver uma participação de mercado muito grande, talvez você consiga se diferenciar em custos”.

Do ponto de vista de uma franquia Blue Sol, não há dúvidas, existe, pelo menos, uma relação de 25 anos com aquele cliente, exatamente a vida útil mínima do sistema. 

Não se pode perder o valor em serviços e especialmente da reputação da sua marca.

A promessa dos 25 anos não deve ser comprometida por equipamentos de baixa qualidade. 

Pode ser que empresas de energia solar que se destacam em liderança de preço seja exatamente aqueles com foco só em produtos, como os fabricantes e distribuidores.  

Já para os integradores, pressionar a sua margem para tentar ser líder em custo pode ser um “belo tiro no pé”. 

Para uma franquia solar, você terá suporte em vendas, marketing de inauguração, estratégias de captação e repasse de leads e treinamentos para você e sua equipe. 

 

#8 Porque o faturamento alcança 1 milhão no primeiro ano

 

O faturamento é quando os olhos brilham para quem ingressa no setor solar abrindo sua franquia. 

Se o número de novas instalações de sistemas solares cresce mais de 200% por ano, pode ter certeza, as grandes responsáveis são as redes de franquias que se expandem e crescem no mesmo ritmo no Brasil inteiro. 

A previsão do faturamento sempre vai ser influenciada pelo plano de negócio. 

Quanto mais estruturado e estudado, o faturamento fica mais projetável e de acordo com o histórico de franquias já inauguradas. 

Na Blue Sol, o plano de expansão é com base não só no perfil de investidor, mas também no perfil de cada cidade. 

O plano pode funcionar em 3 modelos:  no enxuto, no intermediário ou no completo. 

Quer um exemplo pensado para grandes cidades e com investimento completo?

O caso do José Guilherme, do vídeo lá no começo da nossa conversa. 

O plano de negócio dele foi baseado neste aqui 👇

Investimento de R$ 233.000,00. 

O plano previsto nestas condições é: 

Venda total no primeiro ano: R$ 2.452.481,00

Receita de Serviço: R$ 494.678,00

Retorno do investimento: 24 meses

Taxa interna de retorno (média nos 5 anos): 66,00%

Projeções de vendas anual

 

Primeiro ano: R$ 2.452.481,00 milhões;

Segundo ano: R$ 3.212.543,00 milhões;

Terceiro ano: R$ 3.448.744,00 milhões;

 

Incluso neste modelo de investimento em franquia

 

Taxa de Franquia  ✔️

Custos Abertura Empresa ✔️

Projeto Arquitetônico da Loja ✔️

Loja ✔️

Showroom ✔️

Hardware, Software e Periféricos ✔️

Ferramentas, EPI, EPC ✔️

Uniformes ✔️

Veículo ✔️

Marketing de Inauguração ✔️

Se quiser saber qual o suporte que a Blue Sol dá aos seu parceiros franqueados, então só ler nosso guia completo!

Guia Completo: Como Abrir Empresa De Energia Solar Com Suporte Em Vendas, MKT, Engenharia e Treinamento

Investir em energia solar é o seu futuro e da sua família! Converse com a gente 👇

 

franquia de energia solar