Uma das grandes diferenças entre kW e kWh é que um deles, o kW, é uma medida de Potência e o outro, o kWh, é uma medida de energia. É essencial que esses conceitos sejam entendidos, ainda mais se você possui o interesse de atuar no setor de energia solar fotovoltaica.
Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.
Abaixo vamos detalhar melhor cada uma dessas unidades:
Agora que você já conhece alguns dos conceitos básicos para entender o funcionamento da tecnologia solar fotovoltaica, iremos avançar e apresentar novas informações e nomenclaturas pertencentes ao setor elétrico.
Neste texto, de autoria do nosso instrutor técnico Lucas Santana, iremos falar sobre as principais diferenças entre kW e kWh.
O conhecimento desses termos é fundamental para se calcular a quantidade de energia que consumimos em nossos aparelhos elétricos e que deve ser gerada pelo sistema fotovoltaico. Boa leitura!
Você sabe qual o significado de potência elétrica?
A potência elétrica quantifica em números a capacidade que um equipamento elétrico tem de realizar uma função a qual ele foi projetado.
Em termos práticos, a potência é dada em Watts (W) ou em Quilowatt (kW), que é a quantidade de Watts multiplicada por 1.000.
Ou seja, um aparelho sonoro com 550 W de potência tem maior capacidade de emissão de som, que um outro aparelho com 200 W.
E da energia elétrica? Qual seu significado?
Dos conceitos da física, energia é o resultado da potência multiplicada pelo tempo.
Energia = Potência x Tempo
Em linhas gerais, a energia elétrica é a quantidade de potência elétrica utilizada durante um certo período de tempo.
Para isso, utilizamos as seguintes unidades de medida:
• Energia elétrica é o Quilowatt-hora (kWh)
• Potência elétrica é o Quilowatt (kW)
• Tempo é a quantidade de horas (h) que aquela potência foi exigida.
Consumo elétrico na fatura
Então, uma fatura de energia elétrica que indica consumo de 103 kWh/mês, fez o uso de quantos Quilowatts (kW) por hora, durante esse mesmo mês?

Se um mês tem, em média, 720 horas, essa residência que consumiu 103 kWh/mês, fez uso de 0,143 kW de potência por hora, como se pode ver pelo cálculo abaixo:
Energia = Potência x Tempo
103 kWh = Potência x 720 h
103 kWh/720 h = Potência
Potência = 0,143 kW ou 143 W
Consumo elétrico de um equipamento – O Ar Condicionado
Outro exemplo bastante interessante é saber reconhecer o consumo elétrico de um eletrodoméstico.
Tomando-se como exemplo um aparelho condicionador de ar, de 9.000 BTU’s, com 704 W de potência, semelhante ao da figura abaixo:

Se esse aparelho permanecer ligado durante 8 horas de uma noite, o consumo diário de energia elétrica desse aparelho será de 704 W x 8 h = 5.632 W/h ou 5,63 kWh/dia.
Se esse mesmo ar-condicionado for utilizado por 20 vezes durante o mês, pelas 8 horas diárias, no final do mês de faturamento, quanto o ar-condicionado consumirá de energia elétrica? Vamos aos cálculos:
Energia = Potência x tempo
Energia = 704 W x 8 h = 5,63 kWh/dia
Energia = 5,63 kWh x 20 dias = 112,60 kWh/mês
Por isso, é muito importante saber reconhecer as diferenças entre kW e kWh.
Ou seja, entre potência e energia elétrica, pois geralmente a potência é um valor constante, que não se modifica dentro de um circuito, estando em uso ou não.
Já o valor da energia sim, é variável de acordo com a quantidade de tempo que cerca potência foi exigida.
Diferenças entre kW e kWh no sistema fotovoltaico
Para um sistema solar fotovoltaico, o raciocínio é o mesmo. Não se deve confundir energia com potência!
Já que um módulo fotovoltaico com potência de 265 W, semelhante ao ilustrado na figura abaixo, pode gerar diferentes quantidades de energia elétrica, dependendo da localidade onde ele é instalado.
Lembrando que, o ‘k’ (quilo) significa x 1.000.
Em Campinas, por exemplo, esse módulo gera até 38,95 kWh/mês ou 38.950 Wh/mês.
Em Recife, 45,40 kWh/mês. E, em Porto Alegre, 35,37 kWh/mês.

Imagine que, por um equívoco, um projetista se confundisse potência com energia elétrica e fosse dito que o módulo fotovoltaico estudado gerasse 265 kWh/mês. Sabe o que isso significa?
Que um único módulo seria capaz de gerar a energia elétrica para sua residência ou comércio que, aproximadamente, 7 módulos fotovoltaicos de 265 W gerariam, juntos.
Agora que você entendeu as diferenças entre kW e kWh, que tal conhecer o preço do seu sistema de energia solar?
Faça agora mesmo uma simulação gratuita pelo simulador on-line abaixo:
E então? Gostou das informações transmitidas? Caso tenha ficado com alguma dúvida ou queira fazer alguma sugestão, não hesite em compartilhá-los abaixo nos comentários. Até a próxima!