Afinal, Qual a Durabilidade do Painel Solar? [REVELADO]

Durabilidade Painel Solar: O Investimento Compensa?

A durabilidade de um painel solar é de pelo menos 25 anos e com eficiência de geração mínima de 80% em relação à original, vida útil padrão garantida pelas melhores fabricantes de placas fotovoltaicas, mas pode facilmente passar dos 30 anos de uso com a devidas manutenções periódicas dos equipamentos.

Existem muitos motivos para se preocupar com a durabilidade do seu painel solar.

Afinal, estamos falando de um equipamento que estará fixado sobre o seu telhado e responsável por gerar a sua energia elétrica.

Ou seja, você definitivamente não vai querer qualquer equipamento ou serviço nesse caso, acredite!

Neste artigo, você conhece as características dos painéis solares comercializados no mercado que mostram a real durabilidade e eficiência da tecnologia

Também poderá conferir os cuidados necessários com a tecnologia e, ainda, qual o tamanho e preço do painel que você precisa para o seu imóvel.

E se você ainda não conhece a sua economia com um painel solar, pode fazer agora mesmo uma simulação gratuita clicando aqui 👇

A verdade sobre a durabilidade do painel solar

Você sabia que um painel solar é capaz de resistir ao impacto de uma chuva de granizo a alta velocidade?

É isso mesmo!

Por necessitar estar exposta ao clima, a tecnologia do painel solar é desenvolvida para uma durabilidade de muitos anos.

Para isso, seus equipamentos devem ser fabricados seguindo normas internacionais que garantem sua alta qualidade e resistência.

A placa solar: composição e durabilidade

Um painel solar com 6 placas fotovoltaicas.

Mas, em primeiro lugar, é preciso entender que quando falamos em painel solar, estamos falando sobre o conjunto de placas fotovoltaicas conectadas.

Um painel é o conjunto de placas solares sobre o telhado, e a sua potência de geração é a soma das potências individuais de cada placa.

Confira tudo sobre a placa solar (módulo fotovoltaico) no vídeo abaixo:

Como podemos ver, o principal componente de uma placa solar é o seu grupo de células fotovoltaicas ligadas em série. 

Contudo, devido à extrema fragilidade das células, várias camadas de proteção e isolamento são necessárias para garantir o seu correto encapsulamento. 

Cada placa utilizada em um painel solar é composta de:

  • Uma lâmina de vidro temperado;
  • Um material orgânico, como o EVA (eileno-vinil-acetato);
  • As células solares conectadas;
  • Mais uma lâmina de EVA (ou similar);
  • Uma cobertura, que pode ser vidro, tedlar, PVC ou outros polímeros.

Por fim, o conjunto será emoldurado (utilizando geralmente alumínio anodizado) e serão inseridas as caixas de conexão (cabos e conectores) para a ligação em série.

durabilidade painel solar _ composição de uma placa solar
Composição de uma placa solar.

Isso garante a segurança das células solares contra impactos e também o seu isolamento térmico. 

Além do granizo, um painel solar também é resistente a diversas condições climáticas, como a força dos ventos, cargas de neve e calor extremo.

Para isso, sua fabricação ainda inclui testes de qualidade aos quais as placas solares devem ser submetidas.

Eficiência do Painel Solar

Mas não é só a resistência física do painel solar que está envolvida na sua durabilidade.

Existe também a questão da perda de eficiência das células solares.

Assim como qualquer outro material, o silício vai se degradando com o passar dos anos exposto ao sol e, por isso, perdendo a sua eficiência.

Ou seja, a sua capacidade de transformar a luz do sol em energia elétrica.

Apesar da trágica ironia, essa perda anual é mínima, apenas 0,7% em média. 

Garantia do Painel Fotovoltaico

Entretanto, o que vale no final das contas é a garantia dada pela fabricante.

As melhores marcas oferecem uma vida útil de eficiência de 25 anos com no mínimo 80% de sua geração inicial, portanto fique de olho.

Ou seja, um módulo de 275 watt de potência original deverá, por garantia, estar gerando ao menos 80% dessa potência por, no mínimo, 25 anos.

Já a garantia contra defeitos de fabricação é de 5 anos, podendo chegar até 10 anos em módulos fotovoltaicos de qualidade.

Mas você só irá conseguir a troca do equipamento defeituoso se a procedência da placa solar for confirmada, caso contrário não há garantia.

Por isso é extremamente importante a contratação de empresas de energia solar que utilizem painéis de alta procedência. 

Sem contar que, ao longo dos anos, muitos fabricantes podem ter sido comprados, fundidos ou até mesmo decretado falência.

Então quem dá a garantia para o comprador (você) é o vendedor final, que se torna responsável pelas garantias dadas ao cliente.

Como boa parte das placas de qualidade ainda são importadas, na hora de adquirir um painel solar é importante conferir se a empresa possui representação nacional.

Quantas placas preciso para o meu painel solar?

Apenas um módulo (placa solar) não é suficiente para gerar toda a energia consumida em uma casa, empresa ou propriedade rural.

Cada módulo é capaz de gerar determinada quantidade de energia, estipulada pela fabricante por meio de testes feitos em laboratório e com Condições Padrão de Teste (STC – Standard Test Conditions em inglês).

Ou seja, um painel de 275 Wp irá gerar essa potência em condições climáticas similares àquelas reproduzidas em laboratório.

Cada imóvel e consumo elétrico exige um número certo de placas para compor o seu painel solar e conseguir gerar a energia necessária.

Esse é um dos motivos pelos quais você deve adquirir seu sistema através de uma empresa especializada, obtendo o melhor projeto e assegurando um retorno rápido e seguro do seu investimento.

Saiba agora quantas placas você precisa através do simulador on-line abaixo:

quantos paineis preciso?

Como é a Manutenção do Painel Fotovoltaico?

A principal manutenção de um painel solar se resume à limpeza periódica da superfície das suas placas.

Mas isso é só no caso de elas estarem muito sujas, o que não é frequente, visto que possuem uma película antiaderente que previne o acúmulo de sujeira.

A periodicidade recomendada é a cada 6 meses.

No caso da poeira, a própria água da chuva se encarrega de levá-la embora.

Porém, em caso de poluição ou excremento de pássaros, a limpeza é simples e necessita apenas de um jato d’água e uma vassoura de cerdas macias.

Assista ao vídeo para mais informações:

Além disso, existe também a conferência do sistema mecânico, que também deve ser feita a cada 6 meses por profissionais técnicos capacitados.

Nessa etapa são conferidas todas as junções da estrutura de suporte da placa solar para averiguar se estão intactas.

Avaliam-se também as placas, para o caso de fissuras no vidro ou pontos falhos na estrutura metálica que podem afetar a impermeabilidade do painel.

Em caso de avarias nos módulos fotovoltaicos, o único caminho a seguir é a substituição da placa.

Isso pode ocorrer por alguns motivos, como infiltração no interior do módulo, avaria (quebra ou trinca) no vidro superficial, queima dos contatos elétricos ou problemas com a esquadria metálica.

Mas fique tranquilo, pois esses são casos bem raros visto a grande resistência das placas. 

O importante é manter a manutenção do painel solar em dia para garantir que o sistema esteja sempre operando em alta performance.

Quanto Custa Um Painel Solar?

Chegou o momento que todos querem saber: mas quanto custa?

A resposta é: mais barato do que você imagina.

Mesmo com toda essa tecnologia de ponta, a instalação de um sistema fotovoltaico está cada vez mais barata e acessível

No entanto, a resposta não é exata, pois cada painel precisa ser dimensionado exclusivamente com base no consumo elétrico do imóvel que irá atender.

Para você saber o preço do seu painel é preciso solicitar o orçamento do seu sistema.

Clique no botão abaixo para solicitar a proposta grátis do seu sistema e saiba quanto custa para ter um painel solar com durabilidade de mais de 25 anos.