Quanto Custa uma Franquia de Energia Solar? Todos os Valores Explicados

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O valor de uma franquia de energia solar é a soma de todos os custos iniciais para a inauguração da unidade, entre eles: taxa de franquia; custos de abertura do CNPJ; montagem de escritório/loja; marketing de inauguração; uniformes; veículo; hardwares, softwares e ferramentas. Veja os detalhes de cada um deles.

Isso quer dizer que, na hora de saber quanto custa uma franquia de energia solar, você deve estar atento a todos os itens que a marca tem para lhe oferecer.

Afinal, uma das maiores vantagens em optar pelo modelo de franquia é contar com um modelo de negócio já pronto para você operacionalizar.

De nada adianta você escolher uma franquia pelo preço e, no final, acabar com um negócio incompleto e de baixo resultado.

Neste artigo, eu separei para você os itens essenciais necessários em uma franquia de energia solar baseada no modelo de negócio da Blue Sol, empresa com mais de 30 franquias espalhadas pelo Brasil.

Também mostrarei os demais custos envolvidos no franchising, o valor de uma franquia Blue Sol e as vantagens que ela oferece.

Confira tudo isso abaixo 👇

Custos iniciais de uma franquia de energia solar

São todos os custos envolvidos com a estruturação e inauguração da sua unidade.

No modelo de franquia Blue Sol, esses custos envolvem:

Taxa de franquia 

É o principal custo de aquisição de qualquer marca de franquia e representa a entrada oficial do franqueado à rede. 

No caso da Blue Sol, é o valor cobrado pela concessão de uso da sua marca e a transferência do seu know how, técnicas e tecnologias. 

Nesse valor estão inclusos:

  • Licença de uso da marca;
  • Definição do território de atuação;
  • Suporte pré-inauguração, incluindo manuais operacionais e treinamento inicial;
  • Padrão de identidade visual;
  • Acompanhamento pós-inauguração, durante os primeiros dias.

Custos de abertura da empresa

São os custos dos processos administrativos relacionados à abertura da empresa (CNPJ) do franqueado, como salário de contador e custas da Junta Comercial do Estado. 

Visto que o CNPJ é necessário para dar continuidade aos procedimentos de formalização da aquisição da franquia Blue Sol.  

Escritório/Loja

Custo referente ao suporte prestado na escolha e adaptação do ponto comercial onde a unidade será instalada.

Visa garantir o melhor resultado ao franqueado com a escolha de um ponto bem localizado na cidade.

Além disso, engloba as reformas necessárias para que a unidade se enquadre no padrão visual da marca Blue Sol.

Projeto Arquitetônico

Para as suas franquias estabelecidas em lojas, a Blue Sol também inclui no valor de investimento de aquisição o custo referente ao projeto arquitetônico.

Em outras palavras, é o trabalho de adaptação visual do ambiente de acordo com as estratégias da marca e replicado de forma idêntica em todas as unidades franqueadas.

O projeto arquitetônico abrange os materiais utilizados na obra e na decoração, como o tipo de piso e cor das paredes, além do mobiliário e sua disposição dentro do ponto de venda.

Tudo com o intuito de tornar o ambiente padronizado e facilitar o fluxo de clientes.

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Padrão visual Blue Sol aplicado na franquia de Goiânia.

Showroom

Ainda no caso das franquias por lojas, o valor de aquisição inclui a instalação de um sistema fotovoltaico para uso de showroom, que acaba sendo um ganho duplo do franqueado.

Pois ajuda tanto no processo de persuasão do clientes, que podem conhecer na prática os equipamentos e seu funcionamento, quanto na economia de energia para a unidade.

Hardware, Software e Periféricos

Aqui estão inclusos os custos com os equipamentos da nova unidade, como computadores e impressoras, por exemplo.

Além de softwares específicos para gestão e vendas da unidade.

Ferramentas, EPI, EPC

São os custos referentes à compra das ferramentas que serão utilizadas pela equipe da franquia nas instalações dos sistemas fotovoltaicos. 

Também inclui os Equipamentos de Segurança Individual (EPI) e os Equipamentos de Segurança Coletivos (EPC) necessários para os instaladores.

Uniformes

Englobam toda a vestimenta padronizada da marca Blue Sol que será utilizada pelo franqueado e sua equipe.

Veículo

Da mesma forma, toda franquia Blue Sol necessita de um veículo próprio e padronizado para a realização de suas atividades, e que já está incluso no investimento inicial.

Veículo padronizado da Blue Sol.

Para a franquia de escritório, o modelo utilizado é o Moby da Fiat.

Enquanto nas franquias de loja é utilizado o modelo Berlingo, da Citroën.   

Marketing de Inauguração

Um custo muito importante que está incluso no investimento inicial das franquias Blue Sol é o suporte oferecido no marketing de inauguração da unidade.

Isso inclui, entre outros:

  • Divulgação e realização de palestra informativa sobre energia solar com os sócios-diretores da empresa;
  • Evento de inauguração;
  • Assessoria de imprensa para divulgação da abertura da loja em jornais, revistas e sites de renome. 

Custos recorrentes

Todo modelo de negócio inserido no franchising brasileiro também possui as suas cobranças mensais para operação.

Essas taxas visam remunerar a franqueadora pelos serviços prestados ao franqueado em suas atividades no dia a dia.

No caso da franquia Blue Sol, essas são:

Taxa de Royalties

É o custo mais conhecido do franchising, sendo como uma mensalidade paga pelo uso da marca e todo o suporte operacional oferecido por ela aos seus franqueados.

No caso da Blue Sol, a taxa de Royalties inclui:

  • Uso permanente da marca.
  • Treinamentos e reciclagens.
  • Acompanhamento com supervisão de campo.
  • Sugestões e propostas de melhorias operacionais ou estratégicas.
  • Auditorias para a manutenção do padrão.
  • Desenvolvimento de novos produtos e serviços.
  • Desenvolvimento e facilitação de sistemas e controles.
  • Atualização dos manuais operacionais.
  • Central de Negociação de Compras.
  • Desenvolvimento de fornecedores e prestadores de serviços.

Fundo de Propaganda 

É o valor cobrado pela Blue Sol franqueadora para coordenar e realizar os serviços de propaganda e marketing da rede.

Através de relatórios mensais, a franqueadora repassa aos seus franqueados como esses valores estão sendo utilizados.

Isso inclui, entre outros:

  • Desenvolvimento de campanhas institucionais e promocionais para a rede;
  • Remunera a criação de campanhas desenvolvidas por agência e o trabalho da assessoria de imprensa.

Vale ressaltar que a produção e veiculação de propagandas locais ficam sob responsabilidade do franqueado.

Quanto custa uma franquia de energia solar? Modelo Blue Sol

A fim de garantir os melhores resultados aos seus franqueados, a Blue Sol desenvolveu cinco modelos de sua franquia solar adaptados para cada perfil de cidade.

São eles:

  • Especialista: cidades com até 100.000 habitantes;
  • Store: cidades com até 150.000 habitantes;
  • Premium_P: cidades com até 300.000 habitantes;
  • Premium_M: cidades com até 600.000 habitantes;
  • Premium_G: para cidades com até 1 milhão de habitantes.

Os dois primeiros são modelos de microfranquia, com investimento inicial mais modesto e operação por home office e quiosque, respectivamente.

Já a operação nos modelos Premium é feita através de escritório ou loja.

Separei para você as informações sobre o modelo Premium M:

O investimento inicial para esse modelo é de R$ 206 mil, com projeção de faturamento total no primeiro ano de R$ 2.235.711,00.

As projeções ainda incluem:

Segundo ano: R$ 3.140.286,00 milhões;

Terceiro ano: R$ 3.448.744,00 milhões;

Retorno do investimento: 24 meses.

No investimento inicial para esse modelo estão inclusos:

  • Taxa de Franquia  ✔️
  • Custos Abertura Empresa ✔️
  • Projeto Arquitetônico da Loja ✔️
  • Loja ✔️
  • Showroom ✔️
  • Hardware, Software e Periféricos ✔️
  • Ferramentas, EPI, EPC ✔️
  • Uniformes ✔️
  • Veículo ✔️
  • Marketing de Inauguração ✔️

Quer saber por completo quanto custa uma franquia de energia solar Blue Sol?

Veja os detalhes de cada modelo e escolha o ideal para você 👇

Vantagens da Franquia Blue Sol

Sem dúvida, um dos maiores diferenciais do modelo de franquia da Blue Sol é o amplo suporte e vantagens que ela oferece aos seus franqueados.

Por isso, além de saber quanto custa uma franquia de energia solar Blue Sol, veja o que ela lhe oferece em 4 diferentes setores do seu negócio: 

Consultoria e Treinamentos

Capacitação completa, on-line e presencial

Através da melhor plataforma de ensino disponível no mercado, com um histórico de mais de 16.000 alunos preparados e capacitados para atuar no setor solar.

São muitas horas de aula e todo o suporte de nossa equipe de tutores reconhecidos nacionalmente.

Consultoria operacional de campo

Uma vez que cada projeto de sistema fotovoltaico é único, acabam ocorrendo necessidades diferentes no dia a dia do franqueado.

Nessas horas, uma consultoria de campo estará pronta para poder acompanhar você e toda sua equipe durante a realização desses negócios.

Vendas

Gerente de conta dedicado

Com suporte em tempo integral de um profissional dedicado a fazer suas vendas alavancarem e apoiar você em cada uma delas.

Ferramentas avançadas de vendas

Utilizamos as ferramentas mais avançadas de prospecção e vendas, como o RD Station para relacionamento e SalesForce para gestão de oportunidades.

Gestão de negócios com CRM Salesforce

O CRM Salesforce é o mais avançado do mundo, sendo capaz de integrar todo o processo de contato com o cliente desde o primeiro momento até a entrega.

Engenharia

Suporte técnico pré e pós vendas

Sua equipe técnica vai contar com o apoio direto da equipe de engenharia mais preparada do Brasil.

Experiência em mais de 33 distribuidoras de energia e 2.500 projetos instalados.

Ferramenta de acompanhamento de projetos

Em nosso CRM, desenvolvemos um processo de acompanhamento de cada etapa do projeto do seu cliente, para você mantê-lo bem informado e satisfeito com sua entrega.

Marketing

Geração e repasse de clientes

A Blue Sol construiu uma verdadeira plataforma de conteúdo, sendo um dos sites mais visitados e relevantes do setor.

Dessa forma, atraímos e repassamos todos os prospectos para os nossos franqueados.

Acervo completo de materiais de marketing

Você vai contar com vários pacotes prontos para a promoção do seu negócio, como campanhas de Jornal, Revistas, Flyers, Folders, Outdoors, Eventos, Rádio, e muito mais.

Todos testados e otimizados para obter os melhores resultados.


Com toda a certeza, esse conjunto de ferramentas e serviços de suporte irá alavancar as vendas da sua unidade.

Se você não acredita, conheça abaixo a história real do Nilton e Márcio, ex-integradores Blue Sol que viram suas vendas decolarem após se tornarem franqueados:

Portanto, antes de decidir pela sua franquia de energia solar, converse com nossa equipe e conheça mais sobre os diferenciais da Blue Sol.

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