Fontes renováveis empregam 3x mais que combustíveis fósseis, aponta estudo

Fontes renováveis empregam 3x mais que combustíveis fósseis, aponta IRENA

Segundo a Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA), a cada US$ 1 milhão investidos, as tecnologias renováveis criam cerca de três vezes mais empregos que os combustíveis fósseis.

A informação consta em seu mais novo estudo “World Energy Transitions Outolook: 1.5° C Pathway”, no qual alerta sobre a urgência na transição energética mundial rumo às fontes limpas, única forma de reduzir as emissões do setor e frear o aquecimento global.

Para os autores, apesar do atual fracasso em acompanhar a meta traçada no Acordo de Paris, ainda é possível reverter este cenário e evitar que maiores desastres ecológicos tragam impactos econômicos e humanitários.

A solução, claro, está nas tecnologias de energia limpa, que segundo a IRENA já estão acessíveis na maioria dos países e com maturidade tecnológica suficiente para substituir todo o parque de usinas por carvão, o que traria uma redução significante das emissões mundiais do setor.

Não só isso, mas a transição energética sustentável também criaria milhões de oportunidades para profissionais técnicos certificados que atuam por toda a cadeia de serviço dos setores.

Com potencial empregatício três vezes maior, as renováveis poderiam suprir o número de vagas perdidas em combustíveis fósseis e ainda gerar milhões de novos empregos em todo o mundo.

Segundo a IRENA, a maior parte dos novos trabalhos estariam nos projetos de geração, outra grande parcela na flexibilização das redes e o restante em projetos de eficiência energética.

Fonte: IRENA _ World Energy Transitions Outlook

No Brasil, as fontes renováveis, lideradas pela energia solar, seguem em forte crescimento nos últimos anos, atraindo investimentos e gerando milhares de empregos todos os anos.

Em 2020, mesmo com a pandemia, os projetos centralizados e distribuídos de energia solar geraram mais de 68 mil vagas e atraíram R$13 bilhões em investimentos, segundo a ABSOLAR.

Para 2021, com a retomada gradual da economia, as estimativas são ainda mais favoráveis e estimam mais de 147 mil postos de trabalho em energia solar por todo o Brasil.

Para quem busca trabalhar com energia solar e fazer parte desse crescimento sustentável do país, o primeiro passo é a conquista da capacitação técnica.

Mesmo com a grande demanda do mercado, somente profissionais certificados são selecionados para a realização dos projetos e instalações dos sistemas.

Assim, crescem também as ofertas de cursos em energia fotovoltaica, que podem ser presenciais ou 100% on-line, para quem prefere estudar com segurança em casa.

A Blue Sol, empresa pioneira no mercado solar brasileiro, é referência em cursos técnicos e responsável pela capacitação de mais de 18 mil profissionais.

Clique no botão abaixo e conheça todas as opções de cursos oferecidas:

instalador fotovoltaico