Estudo Recente e Inédito Mostra a Influência Que O Painel Solar Dos Vizinhos Têm Sobre Os Consumidores

Estudo Recente e Inédito Mostra a Influência Que O Painel Solar Dos Vizinhos Têm Sobre Os Consumidores
5 (100%) 1 vote

Um novo estudo realizado pela Universidade de New Brunswick, localizada província de Alberta, no Canada, confirma que consumidores estão mais propensos a instalar um sistema fotovoltaico em sua casa se eles vivem em áreas com alta concentração de painéis solares nos telhados.

De acordo com os autores do estudo, investimentos públicos para a instalação de energia solar podem promover indiretamente a tecnologia fotovoltaica simplesmente tornando-a mais visível para as pessoas.

O estudo foi conduzido pelo sociólogo ambiental John Parkins, da Universidade de Alberta, em parceria com colegas pesquisadores da Faculdade de Ciências Agrárias, Vida e Meio Ambiente da Universidade Canadense de New Brunswick.

O resultado do estudo comprovou, mais uma vez, um princípio bem conhecido no mercado de energia solar distribuída: os proprietários de imóveis ficam mais abertos à instalação de um painel solar caso vejam seus vizinhos fazendo o mesmo, principalmente se estiverem concentrados em uma área relativamente pequena.

Os autores do estudo entrevistaram 2.065 pessoas em todo o Canadá para perguntar sobre a hipótese deles instalarem sistemas em suas casas.

A conclusão foi que o ambiente sensorial criado pela alta concentração de sistemas fotovoltaicos aumenta o “desejo de fazer a coisa certa”, ajudando o consumidor a tomar uma decisão que de outra forma seria difícil, devido aos altos custos iniciais de compra e instalação de um gerador de energia solar.

“Se você está imerso em um ambiente onde essas tecnologias estão ao seu redor, elas se tornam mais familiares e factíveis”, disse a equipe de pesquisa.

Segundo o time de pesquisadores, ainda, as entidades públicas possuem um papel de responsabilidade nessa questão e devem implantar um grande número de sistemas para promover indiretamente as energias renováveis.

“Eles podem promover energia renovável, tornando-a mais visível para as pessoas”, disseram os pesquisadores.

A pesquisa revelou ainda que os níveis gerais de engajamento cívico entre as pessoas entrevistadas desempenharam um papel significativo. “Um cidadão engajado está mais confiante e disposto a adotar a tecnologia de energia renovável”, concluíram.

Fonte: PV Magazine – Notícia Original (Em inglês)

Recomendamos para Você:

Analista de Marketing
Redator e Tradutor