Solar Residencial na Região da Amazônia Ganha Fundo de R$500 Milhões

Na última sexta-feira, dia 01 de dezembro de 217, um grande passo para o desenvolvimento sustentável da região da Amazônia foi dado pela Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam).

Durante a 17ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo (Condel) , presidido pelo ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, foi anunciado que recursos dos Fundos Constitucionais do Norte (FNO) serão utilizados para financiar projetos de energia solar residencial para pessoas físicas moradores da região da Amazônia.

Realizado em conjunto com o Ministério da Integração Nacional do Brasil, através da Agência Brasileira de Desenvolvimento da Bacia do Amazonas, esse programa de financiamento irá disponibilizar, ao todo, R$500 milhões para projetos de uso dos sistemas conectados à rede.

De acordo com o comunicado da SUDAM, os fundos estarão disponíveis a partir de 2018 e irão atender consumidores dos nove estados que compõem a chamada Amazônia legal (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Mato Grosso e Maranhão).

A superintendência também revela que os empréstimos serão concedidos pelos bancos locais; Banco da Amazônia, Banco do Nordeste e Banco do Brasil.

O ministro Helder Barbalho descreveu a medida como “a conquista fundamental de um extraordinário impacto social”.

A área de cobertura atual da Amazônia Legal, que representa aproximadamente 59% da área total do Brasil, engloba cerca de 55% da população indígena do país.