Suporte Para Placa Solar: Manual Prático Para Escolher a Estrutura Mais Indicada e Garantir a Durabilidade do Seu Sistema

Suporte Para Placa Solar: Manual Prático Para Escolher a Estrutura Mais Indicada e Garantir a Durabilidade do Seu Sistema
4 (80%) 3 votes

O suporte para placa solar, embora não esteja diretamente envolvido na geração elétrica, é um dos componentes mais importantes de um sistema solar fotovoltaico, pois é a qualidade desta estrutura que irá garantir que o painel solar funcione de maneira estável durante a sua longa vida útil. 

Imagina a cena: você acaba de adquirir um sistema de energia solar, orgulhoso por exibir seu painel solar aos seus vizinhos e, logo na primeira ventania mais forte, ele sai voando longe e vai parar no próximo quarteirão.

Pois saiba que isso não é balela e até muito possível de acontecer caso você, ou a empresa de energia solar que você escolheu para instalar o seu sistema, não saibam escolher o tipo de suporte para placa solar mais adequado ao seu telhado.

A questão é que cada tipo de telhado exige um tipo específico de estrutura, que melhor se adeque ao material e formato das telhas, assim como existem diferentes estruturas para montagem do painel em solo para cada situação.

Este manual tem como objetivo apresentar cada um dos principais tipos de suporte para painéis solares, além de apresentar as principais informações sobre este que é uma parte super importante dos sistemas fotovoltaicos. 

Importância do Suporte Para Placa Solar

As estruturas de fixação são tão importantes quanto os próprios módulos de um sistema fotovoltaico, e seu mau desempenho pode invalidar por completo o investimento na tecnologia limpa da energia solar.

No vídeo abaixo, José Renato Colaferro apresenta mais alguns pontos sobre a importância da estrutura de suporte do painel fotovoltaico, confira:

Como vimos no caso hipotético do começo deste artigo, uma estrutura de fixação é de vital importância para um sistema fotovoltaico pois é ela que, assim como o nome deixa claro, fixa os módulos sobre o telhado ou sobre o solo.

Ação do Vento Sobre o Painel Solar

As cargas de ventos são um fator muito importante a ser considerado na hora de instalar o painel fotovoltaico, pois elas projetam sobre as placas (estruturas planas e sem vazão), e consequentemente sobre a estrutura, um peso excessivo dependendo de sua força.

A estrutura tem um papel fundamental de resistência ao vento, então ela tem que ser medida e mensurada em túneis de vento para ser forte o suficiente para aguentar tempestades, seja no telhado ou em solo.

suporte para placa solar _ ação do vento sobre painel solar
Exemplo de um painel afetado pela força do vento.

Dessa forma, embora vídeos e manuais de como fazer suporte para painel solar possam ser encontrados na internet, se você deseja garantir que o seu sistema funcione de forma correta durante a sua longa vida útil de mais de 25 anos, então é recomendável que você adquira uma estrutura de boa qualidade e com garantia de fabricação.

Inclinação do Painel Fotovoltaico

Outro papel importante do suporte é prover a inclinação ideal das placas fotovoltaicas para que elas consigam captar a maior quantidade de luz solar possível, aumentando a sua eficiência e geração.

A correta orientação permite captar o máximo de energia ao meio dia solar e horas próximas, que são os momentos de maior concentração da radiação solar, assim como melhora a captação anual do painel como um todo, compensando a menor irradiância nos períodos de inverno.

A inclinação ideal dos painéis fotovoltaicos varia de acordo à Latitude da localidade, e também quanto ao tipo de sistema fotovoltaico.

Para os sistemas conectados à rede, inclinações menores propiciam maior captação nos períodos próximos ao solstício de verão, gerando mais energia e mais créditos energéticos.


O quê?! Você não sabe o que são os créditos energéticos?! 

Os créditos energéticos são fruto do sistema de compensação de energia elétrica criado pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) em sua resolução normativa Nº 482, de 2012.

Nesse sistema, toda energia produzida pelo seu gerador que não for consumida no momento é injetada na rede pública e emprestada para a distribuidora, transformando-se em créditos energéticos para você.

Ao final do mês, a distribuidora irá computar o quanto desses créditos foram gerados e usá-los para abater da energia que você consumiu da rede em momentos de pouca ou nenhuma luminosidade, ou seja, à noite.

Esse sistema de créditos representa o grande marco da regulamentação do segmento de geração distribuída e ajudou a consolidar os sistemas fotovoltaicos conectados à rede como a melhor opção para quem deseja gerar a própria energia como forma de economizar na conta de luz.

Conheça em menos de 2 minutos o funcionamento de um sistema fotovoltaico conectado à rede abaixo: 

Para isso, entretanto, é preciso que o seu sistema seja projetado para gerar toda a quantidade de energia que você consome em sua casa ou empresa, contando com o número certo de placas solares para que essa demanda seja atendida.

Quer saber quantas placas precisa para suprir o seu consumo? Clique no botão abaixo e descubra agora mesmo.

suporte para placa solar _ quantos placas preciso?


Composição e Qualidade das Estruturas de Fixação

Vimos, então, que a estrutura para o painel solar é de extrema importância para o sistema fotovoltaico como um todo e, portanto, esta deve atender padrões de qualidade que assegurem sua vida útil e durabilidade.

As estruturas de boa qualidade são, normalmente, feitas de alumínio, principalmente as partes que são fixadas no módulo fotovoltaico, assegurando não só resistência, como também leveza.

Outros componentes, como aço galvanizado, também são utilizados, já que as estruturas devem durar tanto quanto o sistema (que dura mais de 25 anos), porém estes devem devem ser avaliados quanto ao peso, estabilidade e vida útil, evitando manutenções prematuras na instalação.

Como são Instaladas as Estruturas de Fixação

A instalação do suporte do painel solar é uma das primeiras, e mais importantes, etapas do processo de instalação de um sistema solar fotovoltaico.

Ela compõe o que chamamos de integração mecânica de um sistema de energia solar, o qual engloba:

  • Fixação da estrutura metálica na edificação;
  • Fixação dos módulos fotovoltaicos;
  • Fixação dos dutos para os cabos;
  • Fixação do suporte para o inversor.

A instalação do suporte começa com a colocação dos ganchos ou parafusos de fixação, que podem ser fixados diretamente nas vigas de madeira que sustentam o telhado ou sobre as telhas (no caso as metálicas).

Em todos os casos deve-se ter especial cuidado quando à impermeabilização, tanto pelo sistema
fotovoltaico, quanto pela própria edificação.

Os ganchos são dispostos para receber o trilho que será dimensionado e posicionado de acordo aos módulos que comporão o painel fotovoltaico. Por isso, uma etapa importante durante o projeto do sistema é a fase de medição dos espaços disponíveis.

O que prende os módulos ao suporte são as presilhas rosqueadas, que são adaptáveis à grande maioria das placas, desde que estas sejam emolduradas dentro dos padrões atuais, ou seja, com espessura entre 3 e 4,5 cm.

suporte para placa solar - presilha rosqueada
A presilha rosqueada que fixa o módulo à estrutura de suporte

Nas estruturas em telhado inclinado, principalmente os de telhas de argila, não é recomendável
utilizar de ajustes para corrigir a inclinação, que tornam a instalação mais difícil, pois o suporte deverá suportar cargas de vento maiores.

Além disso, o esforço extra no telhado pode ser perigoso, se este não for suficientemente forte para suportá-lo. O melhor seria arquitetar o telhado com a devida orientação e inclinação, mas isso só é possível na fase de projeto da edificação.

É importante lembrar que tanto as estruturas de fixação, como também os módulos, necessitam de aterramento, o qual deve ser feito de acordo com a orientação do manual do fabricante. 

Confira o vídeo abaixo, apresentado pelo instrutor técnico Ronaldo Viana, que explica de forma resumida como fixar painel solar no telhado:

Tipos de Suporte Para Fixação de Painel Solar

Para cada caso, há uma solução. Como já vimos, os suportes para módulos fotovoltaicos variam conforme o tipo de telhado e/ou projeto, no caso de instalações em solo. Conheça abaixo os principais deles:  

Suportes para telhados

No caso de telhados, deve ser verificado o tipo de telha ou de madeiramento – a estrutura que suporta o telhado.

Para fixar os módulos em telhados, é necessário instalar um trilho que pode ser afixado nas telhas (no caso de telhas metálicas) ou no suporte do telhado (no caso de telhas de cerâmica/argila ou concreto).


Pergunta! É Possível Instalar Um Sistema Fotovoltaico em Telhado Metálico?

Sabe responder essa questão? Não tem problema, o professor Ronaldo sabe. Confira no vídeo abaixo:


Suporte Com Parafuso Estrutural

O parafuso estrutural provê uma base segura para a instalação dos trilhos e uma distância adequada entre o painel e as telhas, podendo ser utilizado em vários tipos de telhado, como: 

1) Telhado Shingle

suporte para placa solar - parafuso estrutural sobre telha de shingle

2) Telhado Metálico Simples

suporte para placa solar - parafuso estrutural sobre telhado metálico simples

3) Telhado Metálico Sanduíche

suporte para placa solar - parafuso estrutural sobre telha metálica sanduíche

4) Telhado Fibrocimento

suporte para placa solar - parafuso estrutural sobre telha de fibrocimento

5) Telhado Cerâmico

suporte para placa solar - parafuso estrutural sobre telha cerâmica

Suporte Com Gancho Tipo T

Esse tipo de gancho vai parafusado diretamente na telha que, nesses casos, deve ser metálica. 

1)  Telhado Metálico Sanduíche

suporte para placa solar _ gancho em formato T sobre telha metálica
Gancho em formato T instalado sobre telha metálica

Suporte Com Gancho Comum

Esse tipo de gancho é fixado nas vigas de madeira que sustentam as telhas, como as cerâmicas.

suporte para placa solar _ ganho comum instalado em telha cerâmica
Estrutura com gancho comum instalada sobre telha cerâmica

 

Suporte Perfil Chato C/ Fixação Direta

Nesses casos, os trilhos são fixados diretamente no material do telhado, nesses casos o metálico, utilizando para isso uma supercola específica para esse trabalho e com a superfície de aplicação perfeitamente limpa.

suporte para placa solar _ estrutura com fixação direta
Fixação Direta da Estrutura Sobre a Telha Metálica

Suportes Para Instalação Em Plano Horizontal (Solo)

Nas instalações em plano horizontal deve ser verificada a altura mínima e também as cargas de vento que adicionam um esforço mecânico aos suportes e ancoragens.

A construção do painel fotovoltaico no chão ou cobertura permite maior flexibilidade quanto à orientação e inclinação.

Suporte de Estrutura Triangular

Esse tipo de estrutura é utilizada tanto em instalações ao solo quanto sobre lages.

1)   Sobre o Solo

suporte para placa solar _ estrutura triangular instalada em solo
Estrutura triangular instalada em solo

Para instalação no chão, o painel deverá ter altura mínima de 30 cm do chão, para evitar o sombreamento causado pelo crescimento de ervas, ou a sujeira na base dos módulos mais baixos, causada pelas gotas de chuva.

2)  Sobre Laje

suporte para placa solar _ estrutura triangular em laje
Estrutura triangular instalada sobre laje

Para painéis montados em cobertura, a altura mínima recomendável é de 5 cm. Isto é para permitir o escoamento da água da chuva e a quebra da força do vento em duas componentes, o que diminui a carga de vento sobre o painel.

Suporte em Forma de Mastro

Os mastros comportam bem os sistemas de rastreamento solar, que só são rentáveis nos grandes sistemas, ou seja, nas grandes usinas solares.

É a escolha para grandes instalações, onde alguns cuidados devem ser tomados, principalmente quanto ao sombreamento que pode ser prejudicial às células fotovoltaicas.

suporte para placa solar _ estrutura em forma de mastro
Estrutura em Forma de Mastro em Grande Usina Solar

Estrutura Flutuante Para Painel Solar

Uma tecnologia recente entre os sistemas de energia solar, estruturas flutuantes para painéis solares permitem a construção de usinas solares sobre as águas de represas e lagos, o que traz enorme vantagem para o desempenho dos módulos fotovoltaicos.

suporte para placa solar _ estrutura flutuante
Estrutura Flutuante Para Painel Solar

Como Saber Qual o Tipo de Estrutura Para o Seu Painel Solar

Vemos, então, que a estrutura de fixação do painel solar, que muitas vezes acaba sendo subvalorizada, é extremamente importante e faz parte integralmente de um sistema solar fotovoltaico.

É imprescindível pensar nas estruturas logo no dimensionamento de um sistema solar fotovoltaico, analisando o tipo de telhado ou local onde será instalado o painel solar.

Para você, consumidor que deseja adotar a tecnologia e aproveitar de todas as suas vantagens, a forma mais fácil de descobrir a estrutura certa para o seu sistema é procurar uma empresa especializada e solicitar um orçamento.

Através do botão abaixo você pode, a partir do envio de algumas poucas informações, solicitar um orçamento rápido e sem compromisso, feito pela equipe comercial da Blue Sol, que conta com a experiência de mais de 1.200 sistemas vendidos em todo o Brasil. Confira!

suporte placa solar _ orçamento


E então, gostou do artigo? Deixei aqui seu comentário, sugestão ou dúvida. Sua opinião é muito importante para nós!

Analista de Marketing
Redator e Tradutor