Uma dúvida muito frequente entre os consumidores que buscam a tecnologia fotovoltaica, e até mesmo entre os profissionais que atuam no setor, é: qual o tamanho máximo para um sistema fotovoltaico instalado em uma casa?
Existe um tamanho limite para o sistema que instalo em minha casa? Se existe, como ele é definido e como calculo esse tamanho?
Para obter a resposta a essas perguntas, assista ao vídeo abaixo, no qual o instrutor técnico da Blue Sol, Ronado Viana, comenta a questão.
Vemos, então, que o tamanho máximo do sistema a ser instalado em uma casa é exatamente o mesmo da potência disponibilizada pela distribuidora, como consta no artigo 2 da resolução normativa Nº687 da ANEEL.
Mas o que é essa potência disponibilizada?
Segundo consta no inciso LX, art. 2º da Resolução Normativa nº 414 de 2010, também da Agência Nacional de Energia Elétrica, a potência disponibilizada, como diz o nome, é a potência máxima que a distribuidora deve dispor ao consumidor para atender à potência elétrica total dos aparelhos ligados em sua casa ou empresa.
Se o consumidor possui muitos equipamentos, ou aqueles de alta potência (ex.: aparelhos de ar-condicionado), a ‘potência disponibilizada’ deverá ser maior. Se o consumidor possui poucos equipamentos, e/ou de baixa potência, a ‘potência disponibilizada’ poderá ser menor.
Assim como informado no vídeo, se o consumidor quiser instalar um sistema de potência superior a potência disponibilizada, ele deverá solicitar, junto a distribuidora, o aumento desta.
Porém, visto que o sistema de compensação de energia elétrica não permite a venda da energia, toda a energia gerada pelo sistema deverá ser para o autoconsumo, então, esse limite disponibilizado para a potência do sistema permite aos consumidores instalarem sistemas que supram tranquilamente o seu consumo elétrico mensal.
Quer saber o tamanho e custo aproximado para um sistema que atenda ao consumo de sua casa ou empresa? Clique no botão abaixo e acesse o nosso simulador solar exclusivo: