Tesla Supera Vendas da Mercedes e Prepara Mega Fábrica na China

Tesla Supera Vendas da Mercedes e Prepara Mega Fábrica na China
5 (100%) 1 vote

Mesmo em meio aos últimos escândalos envolvendo seu cofundador, Elon Musk, a Tesla segue ganhando espaço no mercado com seus veículos elétricos.

Segundo a empresa americana de pesquisa de mercado Atherton Research, a Tesla vendeu 69.925 unidades no último trimestre nos EUA, superando as vendas da Mercedes-Benz, que comercializou 66.542 unidades de seus veículos.

Essa conquista da montadora de veículos elétricos se torna ainda mais impressionante quando se compara a sua gama de modelos, que são apenas três (X, S e 3), com a diversidade de modelos oferecidos pela tradicional montadora alemã.

Ainda comparando as duas empresas, o modelo mais básico da Tesla sai por 44 mil dólares, enquanto o Mercedes-Benz mais barato custa US$ 30 mil, o que mostra que os consumidores estão dispostos a pagar mais pelos veículos elétricos.

Essa ascensão da Tesla pode ser creditada justamente ao seu modelo mais “simples”, o Model 3, que desde seu anúncio atraiu a atenção do público por prometer ser um carro elétrico popular.

O sucesso foi tão grande que a montadora até hoje encontra dificuldades para atender a demanda, embora a produção tenha ganhado ritmo nos últimos meses, com 9.766 unidades fabricadas no primeiro trimestre deste ano, 28.578 no segundo e 53.239 no terceiro.

A produção do veículo segue em ritmo frenético em duas instalações da empresa nos EUA; na fábrica de Fremont, cidade do estado da Califórnia, e na sua Gigafactory I, instalada na cidade de Reno, estado de Nevada.

A empresa possui ainda uma segunda Gigafactory, localizada na cidade de Buffalo, estado de Nova Iorque, porém dedicada a produção de painéis fotovoltaicos e as telhas solares da empresa.

Agora, segundo um comunicado feito essa semana, a empresa já planeja a instalação de uma terceira Gigafactoy em Shangai, na China, o que fará desta a primeira super fábrica da Tesla fora dos Estados Unidos.

O anúncio foi feito apenas três meses depois da empresa assinar um acordo de cooperação com a Administração de Desenvolvimento da Área de Shanghai Lingang.

Segundo o comunicado, a Tesla planeja que a fábrica seja capaz de produzir 500.000 automóveis por ano, incluindo os motores e baterias para eles.

Uma vez em funcionamento, a fábrica efetivamente dobrará a produção global da Tesla, ao mesmo tempo em que reduzirá as despesas com manufatura e mão-de-obra, custos e tempo de remessa.

Recomendamos para Você:

Analista de Marketing
Redator e Tradutor